MARCELO QUEIROGA E DIRETORIA ASSUMEM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (GESTÃO 2020/21)

 

A nova gestão promoverá ampla reforma estatutária para adequar a SBC às exigências atuais de governança corporativa. A posse será em 13 de dezembro, no Rio de Janeiro, na sede da Academia Nacional de Medicina.

Dentre os compromissos assumidos pela nova Diretoria, destaca-se a ênfase nos programas de educação médica continuada, com recursos de tecnologias de informação e comunicação, sob a coordenação do diretor Científico, Fernando Bacal, um esforço continuado para oferecer aos cardiologistas brasileiros uma agenda científica com update ágil. A nova gestão terá uma agenda científica forte, levando o conhecimento até a ponta para que os cardiologistas, nos mais diversos cantos do país e independentemente da posição em que estejam no serviço público ou em clínicas, hospitais e laboratórios particulares, possam se qualificar.

A qualidade assistencial, que tem a frente Silvio Barberato, é prioridade, sendo embasada no binômio: segurança do paciente e dignidade do exercício profissional. Novos conceitos como Cardiologia Baseada em Valor e modelos de remuneração serão amplamente discutidos. “A SBC protagonizará a mudança”, informa o presidente Marcelo Queiroga.

Para assegurar a consecução desses objetivos o núcleo de governança corporativa, coordenado por Olga Souza, priorizará a profissionalização da gestão e aprimoramento da administração. Segundo o novo presidente, uma ampla reforma estatutária será convocada para adequar o modelo de governança da SBC ao de sociedades internacionais como a European Society of Cardiology – ESC e o American College of Cardiology – ACC.

Por fim, Marcelo Queiroga defende a repactuação federativa societária com maior integração entre os departamentos especializados e as sociedades estaduais. Nesse sentido, o Conselho Departamental, liderado por Andrea Brandão, será fundamental. “A SBC experimenta uma transição do mais elevado nível, permitindo o planejamento e continuidade do processo de gestão”, explica Marcelo Queiroga.

A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o biênio 2020/2021 será empossada, na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, na sede da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro/RJ.

Para Queiroga, conduzir a SBC é uma oportunidade sem igual, já que a entidade é a terceira maior sociedade de cardiologia do mundo. “Convido os colegas para construirmos juntos a SBC idealizada por Dante Pazzanese, em 1943, que tem como valores: o conhecimento, a ética, a integração e a inovação, e que possamos crescer e ajudar o Brasil”, completa o novo presidente.

Marcelo Queiroga tem longa atuação associativa. Ele é formado pela Universidade Federal da Paraíba, há 31 anos, fez Residência Médica no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro e treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Atualmente é responsável pelo Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa/PB. Sempre teve uma atuação bastante intensa na Associação Médica Brasileira – AMB, na própria SBC, na Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, ocupando diversos cargos com destaque para o de presidente da Regional da Paraíba da SBC (1998/1999) e o de presidente da SBHCI (2012/2013).

 

Diretoria SBC (biênio 2020/2021)

Presidência: Marcelo Queiroga

Vice-Presidência: Celso Amodeo

Diretoria de Departamentos Especializados: Andrea de Araújo Brandão

Diretoria de Relações com Sociedade Estaduais e Regionais: João David de Souza

Diretoria de Promoção à Saúde Cardiovascular: José Francisco Kerr Saraiva

Diretoria Extraordinária de Acompanhamento da Gestão e Controle Interno:

Glaucia Moraes de Oliveira

 

Núcleo Científico

Diretoria Científica: Fernando Bacal

Diretoria de Pesquisa: David Brasil

Diretoria Extraordinária de Ciência, Tecnologias e Inovações: Ludhmila Abrahão Hajjar

Coordenação de Educação Médica Continuada: Brivaldo Marckman Filho

 

Núcleo de Governança Corporativa

Diretoria Administrativa: Olga Souza

Diretoria Financeira: Ricardo Mourilhe Rocha

Diretoria de Tecnologia da Informação: Leandro Ioshpe Zimerman

Diretoria de Comunicações: Harry Corrêa

 

Núcleo de Qualidade Assistencial

Diretoria de Qualidade Assistencial: Silvio Henrique Barberato

Diretoria de Relações Governamentais: Nasser Sarkis Simão

Diretoria de Compliance e Transparência: Marcelo Cascudo

Compartilhar em: