A Instituição

A AMB – Associação Médica Brasileira é uma sociedade sem fins lucrativos. Foi fundada há mais de 70 anos, em janeiro de 1951, pelo Dr. Jairo de Almeida Ramos. Sua missão, desde sempre, foi a de defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população. E estes são os princípios que regem hoje a Nova AMB.

A AMB congrega 27 Federadas e 54 Sociedades de Especialidades e conta com mais de 40 mil associados em todo o país. Desde 1958 é responsável pela certificação do título de especialista e área de atuação médica, concedidos aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.

Sob a presidência do Dr. César Eduardo Fernandes e seu corpo diretivo, a Nova AMB mantém uma estreita interlocução com órgãos governamentais e com as principais organizações de classe do país. Participa atualmente da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde – COSAÚDE e hoje tem assentos nos Comitês da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde – CONITEC.

Para fortalecer a representação médica junto ao Congresso Nacional, a Nova AMB criou o Núcleo de Atuação Parlamentar – NAP, sediada em Brasília/DF, bem como a Aliança pela Saúde no Brasil – ASB, que por meio de a diversas entidades parceiras, busca um grande pacto social em favor da melhor Medicina.

Também foi criado o Núcleo de Proteção ao Ato Médico – NUPAM, para atuar na valorização profissional e na proteção dos pacientes, e também o mais amplo, bem-estruturado e qualificado programa de educação continuada já oferecido aos médicos generalistas do país: o PROGEB.

Elabora, juntamente com as Sociedades de Especialidades, as Diretrizes Médicas baseadas em evidências científicas, com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o médico na decisão clínica de diagnóstico e tratamento.

Atua, também, na defesa da mulher médica, na educação médica continuada, em publicações científicas como a Revista da Associação Médica Brasileira – RAMB, o Jornal da Associação Médica Brasileira – JAMB e a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

Além de todos esses projetos, vale destacar a incansável atuação do Comitê Extraordinário de Monitoramento da COVID – CEM_COVID AMB, com a participação de grandes nomes da medicina brasileira, referências em suas especialidades.

Tudo isso é apenas uma parte do trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente, com seriedade, honestidade e real dedicação.

É a Nova AMB evoluindo sempre.