Quais os efeitos à saúde a curto e longo prazo? - AMB

Quais os efeitos à saúde a curto e longo prazo?

Inúmeros são os danos à saúde causados pelo uso do narguilé, onde o sistema cardiovascular e o respiratório são os mais afetados. As gestantes e os fetos são também muito afetados pela fumaça do narguilé. Os fetos podem apresentar baixo peso ao nascer e distúrbios pulmonares. Doenças periodontais e alterações da voz por danos à laringe são comuns entre os seus usuários1,11.

Entre os danos a curto prazo observamos que o usuário de narguilé sofre aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial com elevação do risco para doença coronariana, além do aumento da frequência respiratória, risco de intoxicação pelo monóxido de carbono e prejuízo à função pulmonar1,11.

Os danos cardiovasculares em longo prazo mais observados são risco maior para cardiopatia isquêmica ou insuficiência cardíaca, enquanto que, os danos pulmonares inerentes ao seu uso são o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma. O uso do narguilé está associado à diversos tipos de cânceres, entre eles os de pulmão, esôfago, intestino e bexiga1,11.

O compartilhamento das piteiras predispõe e eleva o risco de contaminação para herpes labial, influenza, tuberculose1,11 e por que não pensarmos também na COVID-1912.