Diretor da AMB Fernando Tallo comemora realização do 2º Congresso de Medicina Geral 2024 durante sua participação em mesa redonda no primeiro dia do evento - AMB

Diretor da AMB Fernando Tallo comemora realização do 2º Congresso de Medicina Geral 2024 durante sua participação em mesa redonda no primeiro dia do evento

A manhã do primeiro dia do 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), começou com diferentes mesas redondas, entre elas, a mesa que teve como tema principal as Grandes Síndromes Clínicas para o Médico Generalista, coordenada pelo Diretor Cultural da AMB e presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro – SOMERJ – Dr. Rômulo Capello Teixeira.

A primeira parte das apresentações foi feita pelo Diretor Segundo Tesoureiro da AMB, Dr. Fernando Tallo, que, primeiro, falou sobre a satisfação em fazer parte da construção e realização do congresso. “Este congresso foi pensado e feito para vocês, médicos generalistas, residentes e estudantes de Medicina. Um evento inovador que a AMB ousou e decidiu realizar, e hoje o nosso sentimento é de felicidade. Temos uma edição com mais de dois mil inscritos, então cumprimos o nosso papel. Um dia para celebrar”. 

Na oportunidade, Tallo ainda ministrou palestra sobre o tema Estou Atendendo um Paciente com Edema, Como Devo Agir?, destacando pontos como diagnósticos da enfermidade e como o profissional deve lidar com o quadro clínico.

A Dra. Eduarda Zarur, Membro da comissão de vasculites sistêmicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), tratou sobre o tema Vasculites Associadas ao Anca, com explicações sobre tópicos como epidemiologia, com demonstração da incidência global da doença e os tipos de vasculite com suas características e nível de gravidade.

Quem finalizou as apresentações da mesa foi o doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Miguel Francisco Neto, que falou sobre A utilização da ultrassonografia para o médico generalista. “A transformação digital chegou no exame físico, ou seja, a tecnologia vem contribuindo para as avaliações cardíacas e para a Medicina de modo geral. Ultrassonografia sempre por um mundo melhor”, ressaltou o médico. A mesa ainda contou com a presença do médico Zeus Tristão, representando a Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB.

Clique aqui e acompanhe tudo que está acontecendo no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB.