Alto contraste

Diretor da AMB Fernando Tallo comemora realização do 2º Congresso de Medicina Geral 2024 durante sua participação em mesa redonda no primeiro dia do evento

Diretor da AMB Fernando Tallo comemora realização do 2º Congresso de Medicina Geral 2024 durante sua participação em mesa redonda no primeiro dia do evento

A manhã do primeiro dia do 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), começou com diferentes mesas redondas, entre elas, a mesa que teve como tema principal as Grandes Síndromes Clínicas para o Médico Generalista, coordenada pelo Diretor Cultural da AMB e presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro – SOMERJ – Dr. Rômulo Capello Teixeira.

A primeira parte das apresentações foi feita pelo Diretor Segundo Tesoureiro da AMB, Dr. Fernando Tallo, que, primeiro, falou sobre a satisfação em fazer parte da construção e realização do congresso. “Este congresso foi pensado e feito para vocês, médicos generalistas, residentes e estudantes de Medicina. Um evento inovador que a AMB ousou e decidiu realizar, e hoje o nosso sentimento é de felicidade. Temos uma edição com mais de dois mil inscritos, então cumprimos o nosso papel. Um dia para celebrar”. 

Na oportunidade, Tallo ainda ministrou palestra sobre o tema Estou Atendendo um Paciente com Edema, Como Devo Agir?, destacando pontos como diagnósticos da enfermidade e como o profissional deve lidar com o quadro clínico.

A Dra. Eduarda Zarur, Membro da comissão de vasculites sistêmicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), tratou sobre o tema Vasculites Associadas ao Anca, com explicações sobre tópicos como epidemiologia, com demonstração da incidência global da doença e os tipos de vasculite com suas características e nível de gravidade.

Quem finalizou as apresentações da mesa foi o doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Miguel Francisco Neto, que falou sobre A utilização da ultrassonografia para o médico generalista. “A transformação digital chegou no exame físico, ou seja, a tecnologia vem contribuindo para as avaliações cardíacas e para a Medicina de modo geral. Ultrassonografia sempre por um mundo melhor”, ressaltou o médico. A mesa ainda contou com a presença do médico Zeus Tristão, representando a Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB.

Clique aqui e acompanhe tudo que está acontecendo no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB.