Conferência alerta sobre preocupação com a capacitação dos jovens médicos no Brasil e apresenta a Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB - AMB

Conferência alerta sobre preocupação com a capacitação dos jovens médicos no Brasil e apresenta a Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB

Fechando a programação do segundo dia do Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), com o tema Sou médico generalista, vale a pena fazer residência médica? trouxe como pauta para discussão a preocupação das entidades médicas, como a AMB, em relação à formação dos jovens médicos no Brasil nos últimos anos. O debate contou com a moderação do diretor segundo tesoureiro da AMB, Dr. Fernando do Tallo, que destacou em sua fala a importância de se fazer a residência médica para qualificar o profissional, os critérios necessários para fazer a residência, além do papel das instituições médicas na fiscalização e capacitação de médicos recém-formados, que presam pela residência médica.

“O nosso entendimento é que já perdemos o controle da qualidade da formação. São mais de 400 faculdades de Medicina abertas pelo país. A residência é essencial para a formação médica. Mais de 40 escolas de Medicina não são reconhecidas pelo MEC, 60% delas são privadas, formando médicos que estão exercendo a profissão sem residência, utilizando pós-graduação como especialização. Uma situação alarmante”, ressaltou Dr. Tallo. O diretor ainda falou sobre o papel da AMB com a emissão de título de especialistas, que tem convênio com as sociedades espcialidades responsáveis em tornar os jovens médicos especialistas. 

A conferência também contou com a presença de alguns dos integrantes da Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB, que explanaram sobre suas experiências como médicos recém-formados, sobre o papel da comissão e responderam às principais dúvidas dos jovens presentes no auditório. “Espero que a gente consiga que todo este cenário da Medicina no Brasil mude para melhor e que nós, médicos jovens, não desistamos da nossa profissão e possamos nos capacitar e enxergar o paciente como prioridade”, disse o médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro da comissão jovem, Zeus Tristão. Também participaram do debate a médica residente em Dermatologia no Hospital da Força Aérea de São Paulo e membra da comissão jovem, Marcela Pavani; e o médico pela Santa Casa de São Paulo e membro da comissão jovem, Enrico Stefano Suriano.

Clique aqui: e acompanhe tudo que está acontecendo no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB.