Formas de tratamento de infecções de pele são discutidas em mesa redonda com especialistas da Sociedade Médica de Dermatologia - AMB

Formas de tratamento de infecções de pele são discutidas em mesa redonda com especialistas da Sociedade Médica de Dermatologia

Fechando a manhã desta quinta-feira (25) em um dos seis auditórios do Distrito Anhembi, que seguem com debates de forma simultânea, a mesa redonda do Auditório 4 trouxe como tema central Afecções Prevalentes em Dermatologia, coordenada pelo Dr. Fernando Gomes de Andrade, presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas, e pela Dra. Rozana Lazzarini, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Em sua fala introdutória, Dr. Fernando reforçou ao público presente sobre a importância no aprendizado teórico que os profissionais precisam ter no exercício da Medicina. “Há na Medicina as interfaces, mas, antes de tudo, a base é fundamental. Você só pode ter essa referência médica se tiver essa base”. 

Como primeira palestrante da mesa, Dra. Rozana falou sobre o tema Farmacodermias, destacando tópicos, como reações adversas a medicamentos, além de exibir exemplos de quadros de infecções. Na oportunidade, a especialista também destacou a importância do congresso para os médicos generalistas. “Acredito que o principal objetivo deste evento é trazer a visão do especialista para o dia a dia do médico que está atendendo na linha frente. Trazer detalhes de diagnósticos que às vezes ficam perdidos. Acho que, de uma maneira geral, há coisas que são difíceis de você diferenciar, até mesmo para os especialistas. Mas se o profissional compreender que é um processo e que a situação do paciente vai melhorar gradativamente, e conseguir passar isso para ele, a gente tem um ganho enorme no exercício do nosso trabalho”.

A segunda apresentação foi realizada pelo professor de Dermatologia da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), Dr. Lucas Campos Garcia, que tratou do tema Piodermites, pontuando tópicos como as causas e sintomas da síndrome da pele escaldada, além da demonstração de cases de pacientes com diferentes tipos de leões graves na pele e como o atendimento deve ser feito pelos profissionais nas unidades de saúde. A mesa contou ainda com a participação da professora convidada da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dra. Roberta Buense Bedrikow, que falou sobre o tema Urticárias Extensas.

Clique aqui e acompanhe tudo que está acontecendo no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB.