“A AMB espera que esta ferramenta ajude a suprir as necessidades da saúde nas diferentes regiões do país”, pontuou Dr. Etelvino Trindade no lançamento do Cadastro Nacional de Especialistas

Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (23), o lançamento do Cadastro Nacional de Especialistas (CNE), com a participação do vice-presidente da Região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Medicina (AMB), Dr. Etelvino Trindade. “A AMB espera que esta ferramenta ajude a suprir as necessidades da saúde nas diferentes regiões do país”, destacou o médico.
O CNE é uma plataforma criada pelo Ministério da Saúde para reunir e organizar informações sobre os profissionais especialistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros serviços de saúde no Brasil. A implementação do cadastro tem como objetivo promover a integração e padronização das informações disponíveis sobre as especialidades médicas no Brasil.
A iniciativa integra diferentes bases de dados, como do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
“Estamos retomando o Cadastro Nacional de Especialistas, que é importante tanto para a população quanto para a gestão formular políticas públicas, e para pesquisadores das instituições de ensino, que poderão avaliar essas informações. O CNE vai ajudar a valorizar, conhecer e fortalecer a força de trabalho do SUS”, explicou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Dr. Felipe Proenço.
A nova plataforma também serve para ampliar a transparência sobre a distribuição dos profissionais de saúde no país e subsidiar a criação de políticas públicas de saúde, como a formação de novos profissionais e a oferta de vagas de especialização. Além disso, os pacientes poderão acessar as informações disponíveis no CNE para conhecer as especialidades dos profissionais que atuam nas unidades mais próximas à sua residência. O evento contou ainda com a participação do ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha.
Fonte: Ministério da Saúde
Assessoria de Comunicação da AMB