AMB apoia 4ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que destaca conscientização sobre o retinoblastoma com dias especiais de atendimento – AMB

AMB apoia 4ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que destaca conscientização sobre o retinoblastoma com dias especiais de atendimento

A Associação Médica Brasileira (AMB) está apoiando pelo segundo ano consecutivo a campanha ‘De Olho nos Olhinhos’, que chega a sua  4ª edição.  Inicialmente, o que foi idealizado para ser uma ação de conscientização em um dia de setembro, agora se tornou um trabalho diário que ajuda famílias por todo o Brasil. Somente em 2024, a campanha impactou mais de 150 milhões de brasileiros .

A ação se iniciou a partir do diagnóstico que mudou para sempre a vida de Daiana, Tiago e Lua Leifert. Aos 11 meses, a pequena Lua iniciou o tratamento contra o retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Quem percebeu algo errado foi o pai, Tiago, que relembra: “Eu via um reflexo branco no olho da Lua, mas só eu conseguia ver, ninguém reparava. Ela também estava estrábica, mas todo mundo me dizia que era normal em bebês. Até que um dia os olhinhos fizeram um movimento muito irregular e foi quando resolvemos ir atrás de ajuda”.

A doença de Lua já estava avançada e começou uma longa luta. “Ainda no início da nossa jornada na oncologia pediátrica, Tiago e eu decidimos revelar o diagnóstico publicamente para compartilhar com outras famílias as informações que nós gostaríamos de ter tido, para que elas conseguissem chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos”, conta Daiana.

“A todo momento, em algum lugar do Brasil, tem uma criança com um retinoblastoma

não-diagnosticado, escondido lá dentro do olhinho. Nossa missão de vida é encontrá-lo e fazer com que essa criança vença”, alerta Tiago.

Para realizar o sonho de zerar óbitos de retinoblastoma no Brasil e conseguir melhorar o tempo de diagnóstico, o casal idealizou a campanha “De Olhos nos Olhinhos” que neste ano terá duas frentes: conscientização da população e dias especiais de atendimento, com 90 eventos em todos os estados do Brasil.

Campanha de conscientização:

Mais de mil médicos, alunos de medicina, profissionais da saúde e voluntários por todo o Brasil estão organizando eventos regionais para conscientizar sobre a importância da

saúde ocular na infância e explicar como identificar o retinoblastoma. Serão 53 eventos

pelo Brasil que acontecerão no dia 13 setembro em parques, praças e shoppings. Os eventos de conscientização contarão com totens, personagens, explicações sobre o retinoblastoma, distribuição de cartilhas e brindes para as crianças.

Dias especiais de atendimento

O lançamento da campanha será nesta sexta (12). Tiago e Daiana estarão presentes no GRAACC e em seguida na UNIFESP. O Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp realizará, pelo terceiro ano consecutivo, um dia especial de atendimento às crianças. Com o imenso apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), outros 37 hospitais e entidades pelo Brasil decidiram aderir à campanha. “Em diversos estados, teremos atendimento para crianças que já têm diagnóstico de doença oftalmológica e aguardam exames, cirurgias ou óculos”, explica a Presidente do CBO, Dra. Wilma Lelis Barboza.

Apoio da comunidade médica

O diálogo com a comunidade médica é uma enorme preocupação da campanha. As maiores entidades médicas do país apoiam a DE OLHO NOS OLHINHOS: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital do GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, Coniacc – Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP). Neste ano a campanha recebeu apoio internacional com o suporte da International Society of Ocular Oncology (ISOO), da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP) e da Childhood Cancer International (CCI).

Sobre o retinoblastoma

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum entre crianças de 0 a 5 anos. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, a parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho, o chamado retinoblastoma unilateral, ou nos dois olhos, retinoblastoma bilateral. Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de

retinoblastoma, de forma integral e gratuita. Apesar do grande alcance da campanha em 2024, Tiago e Daiana querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros de referência. No Hospital do GRAACC, referência no tratamento da doença, cerca de 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma ainda chegam muito graves, são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho. “Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”, alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.

Serviço:

Para mais informações sobre a campanha: www.deolhonosolhinhos.org 

Programação:

12 de setembro: lançamento da campanha no Graacc com presença do casal; e dia

especial de atendimento de crianças na Unifesp.

13 de setembro: Campanha no shopping Plaza Sul com presença da jornalista Daiana

Garbin.

A partir de 13 de setembro: Mobilização nacional – Campanha De Olho nos Olhinhos

2025. Mais de 80 eventos pelo Brasil.

● 3, 4 e 5 de outubro: O Kidz House Festival, em São Paulo, terá um stand da

campanha com informações, médicos voluntários para orientar os pais e atividades

lúdicas para as crianças. Daiana e Tiago Leifert estarão presentes no sábado às 15h.

Em caso de suspeitas de retinoblastoma, entre em contato via e-mail:ajuda@deolhonosolhinhos.org