AMB apoia campanha “De Olho nos Olhinhos” de conscientização sobre o retinoblastoma
Sempre colocando como prioridade cuidados e preocupação com a saúde da população brasileira, a Associação Médica Brasileira (AMB), representada por seu presidente, Dr. César Eduardo Fernandes, compareceu à terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, realizada na tarde deste sábado (21), em São Paulo.
A campanha, criada pelo casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o retinoblastoma, em mais de 600 municípios brasileiros.
Durante o evento, Dr. César reforçou a necessidade do apoio da classe médica à campanha e sinalizou sobre a importância da prevenção à doença. “Essa campanha chama a atenção para a saúde ocular da criança, que, de certa forma, é pouco valorizada entre nós. Então, considero fundamental que todos nós, médicos, devemos apoiar essa campanha para que ela se cristalize, se perpetue, para que crianças com essa doença possam ter uma vida mais exitosa ao longo dos anos. Se diagnosticada precocemente, ela pode ser combatida na imensa maioria dos casos. Os percentuais beiram os 90%, ou seja, praticamente todos os casos, uma vez diagnosticados em tempo, levam as crianças à cura”, destacou o médico.
Campanha “De Olho nos Olhinhos”
O projeto surgiu em 2022 quando a filha, Lua, de Tiago e Daiana foi diagnosticada com retinoblastoma em estágio avançado. Esta terceira edição da campanha contou com um novo integrante – o mascote Flash – um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença – o olho de gato. O mascote está nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica. Na capital paulista a ação foi realizada no Shopping Eldorado (São Paulo/SP) e no Shopping Taboão (Taboão da Serra/SP).