AMB esteve representada na inauguração do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital, na capital paulista
Nesta segunda-feira (19) foi inaugurado na capital, o Centro de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo, no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de ampliar o teleatendimento à população aumentando a oferta de serviços, adiantando diagnósticos e proporcionando mais resolutividade à rede de saúde.
A inauguração contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário de Estado da Saúde de SP, Dr. Eleuses Paiva, do diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Eduardo Dolci, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), André do Prado, entre outras autoridades.
Dr. Dolci parabenizou ao governo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, é fundamental a chegada desta nova unidade para o avanço tecnológico da medicina paulista. “A Associação Médica Brasileira sempre apoiará ações que possibilitem a melhoria do atendimento à população do estado de São Paulo e do Brasil. Este novo centro vai levar uma melhor gestão para locais onde não há especialistas suficientes, onde não há leitos suficientes para atendimento, promovendo a otimização de leitos de UTI. Um projeto que vai agilizar e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, além de diminuir custos”, pontuou o diretor da AMB.
O governador Tarcísio Freitas falou sobre uma das iniciativas da atenção básica digital na Saúde, denominada TeleSAP, que no último mês iniciou o teleatendimento em unidades prisionais. “Começamos com 26 unidades e aumentaremos para 52 unidades, e a gente vai conseguir oferecer um serviço melhor e mais imediato”, afirmou o governador.
O centro possui 98 estações de teleatendimento e um painel de monitoramento que dará apoio à tomada de decisões. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, o serviço foi inspirado em dois modelos estrangeiros: o National Health System (NHS), que é o sistema de saúde da Inglaterra, e na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. “Temos aqui o maior programa de saúde digital da rede pública do Estado de São Paulo”, completou o secretário. O valor previsto de investimento para o programa é de R$ 166 milhões.
A nova unidade unifica as mais diversas tecnologias em saúde digital, permitindo conectar ferramentas que otimizam os quatro modelos de telessaúde: atenção primária, especializada e hospitalar, e de assistência à população privada de liberdade.
A inauguração contou ainda com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger; do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, entre outras autoridades do segmento da saúde do estado de São Paulo.