AMB marca presença no Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS - AMB

AMB marca presença no Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS

Foi realizado nesta quinta-feira, (18/08), em Porto Alegre, o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS. O evento foi uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com o objetivo de debater a Medicina e a Saúde no Brasil.

O Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, foi um dos participantes do Fórum, que contou com diversos nomes importantes da área da saúde no Brasil. César integrou o Painel “O médico e as mudanças nas relações de trabalho”, que foi mediado pelo diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti. O Painel contou também com a participação de Ronaldo Nogueira, ex-ministro do trabalho, Tadeu Calheiros, médico e presidente da Federação Médica Brasileira (FMB) e Tatiana Bragança, médica e conselheira federal pelo estado do Rio Grande do Sul do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dentre os temas debatidos estavam as ações de entidades médicas e federações em defesa da atuação do profissional da área médica, terceirização de serviços e segurança jurídica, por exemplo.

O Presidente da AMB enfatizou em sua fala o desconhecimento geral da população em torno da remuneração da área médica, feita, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS). A situação enfrentada pela ampla maioria dos médicos, que enfrenta a impossibilidade de arbitrar valores pagos, ficando à mercê de planos de saúde, também foi abordada. César Fernandes ratificou a busca realizada hoje pela AMB, de melhores remunerações aos médicos: “Nós temos que ter bons indicadores, tema que já foi abordado aqui, para que isso resulte em melhores condições de trabalho”, afirmou.

O painel foi encerrado pelo Diretor-Geral do Simers, que lembrou que o debate abordou assuntos que devem ser amplamente discutidos entre os profissionais da área médica, para que sejam definidas estratégias e ações em prol da categoria. “Temos que deixar de apagar incêndio e construir legislações que possam estruturalmente atuar nessas mudanças de relação de trabalho e cada vez mais rápido. Assim, teremos uma melhor assistência à saúde”, finalizou Fernando Uberti.

Além de discussões sobre o futuro do SUS, mudanças nas relações de trabalho do médico, judicialização da saúde, a carreira médica e as tecnologias em saúde, o Fórum contou também com a participação de candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que apresentaram seus compromissos pela saúde, além de receberem um documento elaborado pelo Simers, com demandas dos médicos gaúchos e pesquisa de necessidades da área.