AMB participa de Assembleia Geral da WMA, em Berlim
Evento reuniu representantes de 57 associações médicas nacionais de todo o mundo
A Associação Médica Brasileira (AMB) participou da 73ª Assembleia Geral da Associação Médica Mundial (WMA), em Berlim, com uma delegação composta por César Eduardo Fernandes, Presidente da AMB, Carlos Vicente Serrano Júnior, Diretor de Relações Internacionais da instituição, José Luiz Gomes do Amaral e Miguel Roberto Jorge, ambos ex-Presidentes da WMA. O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro e reuniu representantes de 57 associações médicas nacionais de todo o mundo.
“A Assembleia foi um evento particularmente interessante, muito em função do fato de que tínhamos a expectativa de voltarmos a nos reunir com os representantes dos países que integram a Associação Médica Mundial. A pandemia de Covid-19 nos separou de uma maneira drástica, e esse foi um reencontro muito positivo”, reforça José Luiz Gomes do Amaral, ex-Presidente da WMA.
A AMB foi representada por Carlos Vicente Serrano Júnior em duas comissões (“WMA Statement on Primary Health Care” e “WMA Statement on the global burden of chronic diseases”)e por Miguel Roberto Jorge na comissão de atualização do Código Internacional de Ética Médica. A instituição está participando de um outro grupo de trabalho de 10 países na revisão do documento “Declaração de Helsinki”, que é o mais importante da Associação Médica Mundial.
“É essencial destacar o excelente trabalho que Carlos Serrano, Diretor de Relações Internacionais, vem desempenhando ao representar a AMB na WMA. A comissão teve uma participação bastante ativa no evento, colaborando com diversas discussões realizadas durante a Assembleia”, enfatiza o Presidente da instituição, César Eduardo Fernandes.
Dentre os temas debatidos estavam o uso ético de mídias sociais e diretrizes para utilização da telessaúde, bem como orientações sobre discriminação contra idosos, médicos que tratam de seus familiares, tecnologias de reprodução assistida, condições carcerárias e tuberculose e doenças crônicas. A Assembleia também foi marcada pela posse do Dr. Osahon Enabulele, ex-Presidente da Associação Médica da Nigéria, como o 73º Presidente da Associação Médica Mundial, e pela celebração do 75º aniversário da Associação Médica Alemã.
“A Assembleia Geral é uma das atividades mais importantes da WMA e fazer parte desse evento, representando o Brasil, é uma honra. O trabalho que a AMB vem realizando em conjunto com a Associação Médica Mundial reforça o papel fundamental da instituição na política de saúde, tanto nacional quanto internacionalmente”, conclui o Diretor de Relações Internacionais, Carlos Vicente Serrano Júnior.