AMB participa de reunião na ANS para discutir melhorias na remuneração de médicos oftalmologistas - AMB

AMB participa de reunião na ANS para discutir melhorias na remuneração de médicos oftalmologistas

A Associação Médica Brasileira (AMB), representada por seu diretor de Defesa Profissional, Dr. Carlos Henrique Mascarenhas Silva participou, na última quarta-feira (23), de reunião para debater alternativas com o intuito de melhorar a remuneração e as condições de trabalho para médicos oftalmologistas. 

O encontro aconteceu no núcleo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) do Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes da ANS, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

O empacotamento predatório da oftalmologia e das demais especialidades foi um dos pontos levantados durante a reunião. Esse termo faz referência à busca da redução de custos nos pacotes de serviços médicos, que acaba não considerando a complexidade dos procedimentos e ameaça a qualidade e resolutividade da assistência aos pacientes.

Ficou definido ao final da discussão que o CBO deverá elaborar peça jurídica para encaminhar à ANS, para que o órgão tome as medidas cabíveis em relação às operadoras que têm optado pela prática do empacotamento.

Participaram do encontro Gustavo Khaled, coordenador da Comssu do Cremerj; Angélica Carvalho, diretora adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS; Frederico Pena tesoureiro do CBO; Wilma Lelis Barboza, presidente do CBO; Raquel Lisboa, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade dos Prestadores de Serviços da ANS; Carlos Magno Pretti Dalapicola, 2º tesoureiro do CFM; João Fernandes, CSS.S/CBO; Guilherme Portes, CSS.S/CBO; Aline Monte de Mesquita, coordenadora de Estímulo à Qualidade dos Prestadores de Serviços da ANS e Carlos Eduardo Ximenes Viana, coordenador de Contratualização da ANS.

Fonte: Cremerj