AMB participa de reunião sobre "Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais", na sede da OPAS,  em Brasília - AMB

AMB participa de reunião sobre “Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais”, na sede da OPAS,  em Brasília

Crédito: Ministério da saúde

A Associação Médica Brasileira (AMB) participou, nesta segunda-feira (10), de uma reunião para discutir  sobre Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais. O encontro foi realizado pelo Ministério da Saúde, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. A associação foi representada pelo Dr. Ricardo Martins, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O intuito do evento foi promover discussão de estratégias, avanços e desafios no âmbito da vigilância das síndromes gripais, por meio de temas como a situação epidemiológica da influenza, covid-19 e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública. Houve ainda debate sobre medidas de prevenção, controle e vigilância pós-covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, até 1º de junho deste ano, foram notificados 608.958 casos por covid-19 no Brasil, com uma diminuição de 44,5% nos registros de casos na SE 22 em comparação com a semana anterior.

O colóquio reuniu especialistas nacionais e internacionais do segmento, com troca de conhecimentos e experiências no campo da vigilância das síndromes gripais. Entre as autoridades, estiveram presentes o diretor do departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Dr. Éder Gatti; Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil; e o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.