AMB prestigia evento em homenagem aos 80 anos do Hospital das Clínicas da FMUSP
Na última segunda-feira, dia 8, foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, cerimônia de celebração para homenagear os 80 anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
O evento contou com a participação do presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, dos secretários de Estado da Saúde de SP, Eleuses Paiva e Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, do superintendente do HCFMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira, do diretor-clínico do HC-FMUSP, Edivaldo Massazo Utiyama, do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, entre outras autoridade e profissionais de destaque da área da Saúde.
Na cerimônia foi entregue aos representantes do HC, uma placa comemorativa pelas oito décadas de serviços prestados à população.
Fundado em 1944, o HC foi o primeiro hospital público do Brasil a estar entre os 250 melhores do mundo. Atualmente, é o maior complexo hospitalar da América Latina. É referência em atendimento médico, ensino e pesquisa. Com mais de 900 leitos e mais de 50 salas cirúrgicas, realiza aproximadamente 25 mil cirurgias, mais de 500 transplantes e quase 100 mil atendimentos de urgência e emergência por ano.
Entre 2020 e 2021, sua estrutura contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19, crise sanitária que atingiu todo o planeta.
Em paralelo ao atendimento prestado à população de vários pontos do País diariamente, a instituição também é um importante celeiro de novos métodos de atuação. O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (Lepic) iniciou recentemente suas atividades com o objetivo de desenvolver programas cirúrgicos inéditos nos campos da laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica. Além disso, o hospital tem investido em inovação e saúde digital, visando reduzir o deslocamento de pacientes e cuidadores.