Associação Médica Mundial realiza a 223ª reunião de conselho da entidade - AMB

Associação Médica Mundial realiza a 223ª reunião de conselho da entidade

A 223ª reunião do Conselho da WMA foi realizada em Nairóbi, Quênia (20 a 22 de abril) e contou com a presença de cerca de 200 delegados de quase 40 associações médicas nacionais. A reunião alinhou uma série de políticas que serão encaminhadas à Assembleia Geral da WMA em Kigali, Ruanda, para que entrem no rol de ações da entidade a partir de outubro:

Violações dos direitos humanos contra os Uigures

Após um longo debate, o Conselho aprovou a seguinte resolução:

‘À luz do crescente corpo de evidências, incluindo o relatório de 31 de agosto de 2022 do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, de envolvimento médico em graves violações dos direitos humanos contra o povo Uigur e outras minorias na China, a WMA pede à Associação Médica Chinesa que reconheça as preocupações expostas no relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e cumpra a Resolução WMA de 2020 sobre violações dos direitos humanos contra o povo uigur na China’.

Cigarros eletrônicos e outros sistemas eletrônicos de administração de nicotina

O Conselho recomendou à Assembleia Geral que a política da WMA sobre cigarros eletrônicos seja fortalecida para destacar os efeitos nocivos dos mesmos e dos sistemas eletrônicos de administração de nicotina, especialmente para crianças, adolescentes e jovens adultos.

Atenção Primária à Saúde

Uma Declaração sobre cuidados primários foi acordada, recomendando maneiras pelas quais os cuidados primários de saúde podem ser fortalecidos para garantir recursos financeiros adequados e fornecimento de equipamentos e um suprimento bem treinado de médicos de cuidados primários.

Tempos de Conflito Armado e Outras Situações de Violência

O Conselho concordou em revisar sua política sobre questões éticas em tempos de conflito armado, condenando o ataque militar a instalações e profissionais de saúde, bem como o uso da negação de serviços médicos como arma de guerra, por qualquer parte, onde e quando ocorrer.

Outras questões discutidas incluem políticas de esterilização forçada, tecnologia médica e emergências de saúde pública. Comunicados de imprensa separados foram emitidos sobre o Sudão, a legislação de Uganda sobre homossexualidade e a proposta do governo do Reino Unido sobre migrantes.

Eleições

O professor Jungyul Park, vice-presidente da Associação Médica Coreana, foi eleito presidente do conselho.

O Dr. Tohru Kakuta (Japão) foi reeleito Vice-Presidente do Conselho.

O Sr. Rudolf Henke (Alemanha), foi eleito Tesoureiro.

O Dr. Jack Resneck, presidente da Associação Médica Americana, foi eleito presidente do Comitê de Finanças e Planejamento.

O Dr. Steinunn Þórðardóttir, Presidente da Associação Médica da Islândia, foi eleito Presidente do Comitê de Ética Médica.

O Dr. Zion Hagay (Associação Médica Israelense) foi eleito Presidente do Comitê de Assuntos Sócio-Médicos.

Assembleia Geral

A próxima reunião do Conselho da WMA e a Assembleia Geral anual serão realizadas em Kigali, Ruanda, de 4 a 7 de outubro.

Artigo original disponível em https://www.wma.net/news-post/world-medical-association-council-meeting-17/