César Eduardo Fernandes é empossado como primeiro presidente da ANAGO
Em meio ao 61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia, a FEBRASGO reuniu associados para a Cerimônia de Posse dos 30 novos titulares Academia Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (ANAGO).
Foram apresentados os especialistas e suas respectivas cadeiras.
César Eduardo Fernandes, presidente da AMB, foi um dos empossados. Ele é o primeiro presidente da ANAGO.
Houve ainda uma emocionante homenagem aos pioneiros da tocoginecologia do país.
O presidente César Eduardo Fernandes destacou a importância da Academia para os profissionais da FEBRASGO e de toda a especialidade.
“É com imenso orgulho que comunicamos a criação da ANAGO à comunidade de ginecologistas e obstetras do Brasil. Sinto-me honrado em realizar a posse dos acadêmicos titulares da ANAGO, médicos que se confundem com a história de êxito e avanços da tocoginecologia. Esta academia, com sua característica própria distinta, tem uma finalidade claramente definida. Nasce para ser a guardiã da nossa história, das tradições e da memória na área. A missão fundamental da ANAGO é promover o estudo, a divulgação e a publicação da história da ginecologia obstétrica em nosso país. Como parte desse compromisso, já começamos a produzir e inclusive estamos editando um livro detalhado que será disponibilizado aos especialistas, proporcionando um conhecimento mais profundo sobre nossa trajetória”, declarou.
Etelvino Souza de Trindade, ex-presidente da FEBRASGO e atual vice-presidente da região centro-oeste da AMB, foi um dos titulares empossados e destacou: “Me impactou bastante por eu estar numa das cadeiras e por estar junto de pessoas que construíram e constroem a história da ginecologia e obstetrícia brasileira. E o que tem isso a ver com a Associação Médica Brasileira? O fato é que, dentre os que foram empossados, nós temos 3 que estão na diretoria da AMB, o professor César Eduardo Fernandes, que entra como primeiro presidente da ANAGO, eu e o professor Agnaldo Lopes, que somos vice-presidentes, eu da região centro-oeste e ele da região sudeste. Também temos uma pessoa ilustre que foi de gestão da AMB, o professor Edmund Baracat, que está conosco. Me sinto honrado de estar compartilhando e participando de um grupo tão discernido e tão bem-visto”.
Agnaldo Lopes, atual presidente da FEBRASGO, também esteve na cerimônia e enfatizou: “É com profunda gratidão que me dirijo a todos vocês nessa ocasião notável, um marco na trajetória da ginecologia obstetrícia no Brasil: a fundação da Academia Nacional de Ginecologia Obstetrícia. Esta iniciativa resplandece como uma das conquistas mais significativas da atual gestão da FEBRASGO, refletindo nosso compromisso inabalável com a excelência e a inovação em nossa área de atuação. Hoje, a ANAGO consolida-se como um consórcio de vanguarda, reunindo profissionais cuja dedicação e expertise foram os motores do avanço da medicina em prol da saúde feminina. Esta reunião de mentes visionárias é mais que um privilégio; ela representa a base para um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e experiências que fortalecerá indefinidamente nossa especialidade”.
César Eduardo Fernandes, presidente da ANAGO, fechou a solenidade reforçando a relevância dos acadêmicos para a ginecologia e obstetrícia. Mencionou que, em breve, serão iniciadas as reuniões de trabalho da academia.
Assista ao depoimento do presidente da ANAGO e da Associação Médica Brasileira.