COMISSÃO DA AMB SE DEDICA A DISCUTIR DOENÇAS CRÔNICAS E NÃO TRANSMISSÍVEIS
Obesidade e envelhecimento: esses são duas questões desafiadoras para a comunidade médica e para o restante da população que estão entre os focos das ações da Comissão de Doenças Crônicas e não Transmissíveis da AMB. Presidida por Maria José Maldonado, diretora Acadêmica da entidade, a comissão teve a primeira reunião realizada nesta segunda-feira (03).
O objetivo da comissão é apresentar propostas que visam garantir mais qualidade de vida e saúde para as pessoas, em especial os idosos. “Não por acaso, nosso primeiro foco de trabalho será a conscientização sobre temas relacionados ao envelhecimento saudável. Entendemos que esse é um tema latente e que tem que ser trabalhado não só com idosos, tem que começar desde cedo, com os mais jovens também”, explica Maria José Maldonado.
A comissão também é composta pelo endocrinologista Fábio Trujilho (à direita); pela geriatra Cristiane Comelato (à esquerda); pela reumatologista Rina Dalva; a neurologista Sonia Brucki; e o especialista em cirurgia da obesidade, Luiz Vicente Berti.
Também está entre as propostas da Comissão de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis – Obesidade e Envelhecimento ampliar as possibilidades de aperfeiçoamento profissional dos médicos, por meio de educação médica continuada; e estreitar o relacionamento com o Ministério da Saúde e com o Conselho Federal de Medicina (CFM).