Comunicado oficial da Associação Médica Brasileira à sociedade – AMB

Comunicado oficial da Associação Médica Brasileira à sociedade

A Associação Médica Brasileira (AMB) vem através deste comunicado manifestar, sua preocupação com a recente criação da entidade Ordem Médica Brasileira (OMB).

A AMB expressa sua preocupação com a criação da OMB, uma entidade fundada em dezembro de 2024, sem histórico e representatividade institucional, e que ainda não possui reconhecimento formal ou legal como uma entidade representativa da classe médica no Brasil.

A AMB destaca seu compromisso contínuo com a valorização da Medicina e a promoção de boas práticas médicas no Brasil, reafirmando a legalidade, solidez e legitimidade do processo de titulação de especialistas que é conduzido em parceria com as sociedades filiadas.  Além disso, ressalta o amparo legal de seu sistema de titulação, que é respaldado por importantes autoridades reguladoras da profissão médica, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A escolha do nome da entidade, semelhante ao da AMB, foi considerada pela Associação uma tentativa de gerar confusão institucional, particularmente no que se refere à certificação de especialistas, uma atribuição histórica da AMB e de suas sociedades filiadas.

Por fim, a AMB reitera sua disposição para o fortalecimento das estruturas legítimas da medicina no Brasil, em prol do bem-estar da população e da qualidade da Medicina no país.

Associação Médica Brasileira (AMB)