DEZEMBRO LARANJA INCENTIVA A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE
Este mês será marcado pela campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). Além de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pele desde a infância, a iniciativa tem como objetivo alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura, na grande maioria dos casos.
A Associação Médica Brasileira (AMB) mais uma vez apoia a ação, que é realizada pela SBD desde 2014, em parceria com instituições públicas e privadas. “A campanha reforça que a melhor forma de evitar a doença é por meio da implementação de medidas fotoprotetoras, bem como as visitas regulares ao médico dermatologista”, destaca o presidente da AMB, Lincoln Ferreira.
Os números da doença no Brasil são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. “Temos um problema de saúde pública e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele. Reduzir as estatísticas de incidência e mortalidade pela doença é uma meta alcançável e a SBD está comprometida com essa causa”, explica Sergio Palma, presidente da Instituição.
A primeira ação de maior relevância na campanha #DezembroLaranja ocorrerá no dia 7, quando cerca de 4 mil dermatologistas e voluntários prestarão atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da doença, além de esclarecerem sobre a importância de adotar medidas preventivas.
As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos de atendimento em diversos estados brasileiros. Os endereços estão disponíveis no site www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/.