Diretor de Relações Internacionais da AMB participa de Assembleia Geral da Associação Médica Mundial 2024 na Finlândia
O diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Carlos Vicente Serrano Júnior está participando da Assembleia Geral da Associação Médica Mundial (WMA) 2024, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro na cidade de Helsinque, capital da Finlândia. Dr. Carlos está como delegado da AMB, já que a entidade médica representa o Brasil, país membro constituinte da WMA.
Na quinta-feira, 17 de outubro, o especialista fez parte da mesa de debate cuja a temática central foi “Desigualdades na saúde e nos cuidados de saúde – Como enfrentá-los?”, que teve como palestrante principal o diretor do UCL Institute of Health Equity Marmot, Sir Michael Gideon Marmot, que é também professor de Epidemiologia e Saúde Pública na University College London e lidera grupos de pesquisa sobre desigualdades em saúde há mais de 30 anos.
Na oportunidade, o diretor da AMB falou sobre o tema “How can prevention and primary healthcare provide more equity in healthcare?” (Como a prevenção pode proporcionar mais equidade no cuidado com a saúde?).
Para o Dr. Carlos Serrano, a participação da AMB na Assembleia Geral demonstra a representatividade internacional da entidade, já que consegue ter sua voz e as necessidades dos médicos brasileiros representadas em um fórum global. “Isso é crucial para influenciar políticas de saúde e diretrizes profissionais que afetem a prática médica no Brasil”, afirma.
O especialista também destaca a importância da troca de conhecimento e de experiências com associações médicas de diferentes países, que facilitam melhores práticas e inovações na área da saúde, beneficiando os profissionais e a qualidade do atendimento oferecido, além do desenvolvimento profissional. “A participação em eventos promovidos pela AMM permite que os médicos brasileiros acessem cursos e treinamentos avançados que contribuem para a atualização e aprimoramento contínuo da formação médica”, completa o médico.
A defesa da ética e dos direitos dos médicos também são pontos discutidos durante o encontro anual dos representantes das associações médicas na AMM, segundo o diretor da AMB. “A Associação Médica Mundial atua em prol dos direitos e da proteção dos médicos em todo o mundo. A vinculação da Associação Médica Brasileira a essa organização fortalece a luta por melhores condições de trabalho e defesa da ética na profissão”.
A Assembleia Geral é o órgão supremo de tomada de decisão da WMA e suas reuniões são abertas a delegações de todos os membros constituintes da WMA, assim como a observadores e outros convidados. O encontro deste ano contou com a presença de representantes de associações médicas de mais de 40 países.
Clique aqui e veja mais fotos