Diretrizes de diálogo entre entidades médicas e representantes da esfera pública é destaque em apresentação no Conselho Deliberativo da AMB - AMB

Diretrizes de diálogo entre entidades médicas e representantes da esfera pública é destaque em apresentação no Conselho Deliberativo da AMB

O diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Luciano Gonçalves de Souza Carvalho e o assessor parlamentar Napoleão Puente de Salles abriram, na manhã desta quinta-feira (28), a grade de programação do Conselho Deliberativo da entidade, que acontece em Recife, nesta quinta (28) e sexta-feira (29). Na oportunidade, os palestrantes falaram sobre o tema “Advocacy e Lobby: Participação nas Políticas Públicas”. 

Estratégias de como deve ocorrer o diálogo entre as entidades médicas brasileiras e representantes da esfera pública para a execução de ações efetivas em prol da classe médica e do atendimento de qualidade à população foram explanadas ao longo da apresentação, com abertura de espaço para debate com os participantes. “É fundamental essa interlocução, que flua bem e bastante transparente para podermos defender os pleitos da classe médica”, explicou Dr. Luciano.

Durante sua fala, Dr. Luciano também mencionou o Núcleo de Atuação Parlamentar (NAP), criado pela AMB para servir como porta-voz da classe médica no Congresso Nacional, com atuação em favor de projetos de interesse das Federadas e das Sociedades de Especialidade, além da disponibilidade do serviço de Consultoria de Relações Institucionais da AMB. Ele completou informando que o NAP monitora mais de 1400 projetos no Congresso e Senado, mas a pauta mais emergente é a avaliação dos egressos de Medicina. 

Segundo ele, os pleitos patrocinados, em relação ao conteúdo, precisam ser legais e legítimos.  Defensáveis ética e moralmente e não devem constituir privilégios ou favores para setores específicos, de preferência, devem coincidir com o interesse público. 

“Embora o compromisso do parlamentar federal seja com a nação e não somente com sala, região, eleitorado ou estado, o fato é que os interesses provincianos é que prevalecem”, destacou o assessor parlamentar Napoleão Salles.

Para conferir a apresentação (CLIQUE AQUI).

Assessoria de Comunicação da AMB

Fotos: Giovanni Chamberlain