Dr. César Eduardo Fernandes destaca impacto da má formação médica na segurança do paciente em solenidade de abertura do XIV Congresso SOMERJ

Na noite desta quinta-feira (28), o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou da solenidade de abertura do XIV Congresso Somerj, um evento da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro – Somerj. Dr. César parabenizou o presidente do congresso e da Somerj, Dr. Rômulo Capello, por promover um encontro que permite a troca de conhecimento e atualização sobre a Medicina no Brasil e no mundo.

“Fico lisonjeado por poder estar aqui, participando deste grandioso evento de Medicina do Rio de Janeiro, que, com toda certeza, será de grande sucesso. Agradeço ao colega e amigo Rômulo pela oportunidade e pela forte parceria ao longo dos anos entre a AMB e a Somerj”, disse o presidente da AMB.

Em sua apresentação, Fernandes falou sobre a urgência da implementação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, através do Projeto de Lei 2294/2024, e o impacto da má formação médica à segurança do paciente. 

“Como mencionei em minha participação na audiência pública, realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, na última quarta-feira, a população brasileira quer uma Medicina de qualidade, com profissionais atualizados e devidamente capacitados. É absurda a quantidade de escolas médicas hoje no Brasil, que atuam sem a mínima estrutura. São mais de 400. Precisamos também retomar a relação médico-paciente, que nos últimos anos se perdeu. Nós, da AMB, e as sociedades de especialidades e federadas, prezamos pela saúde dos pacientes brasileiros. Esse é o nosso papel como médicos”, completou Dr. César.

A solenidade de abertura do congresso contou também com a participação do presidente da Comissão Nacional do Médico Jovem da AMB, Dr. Zeus Tristão.

O congresso

Com o tema ‘Construindo pontes entre ciência, ética e excelência no cuidado da saúde’, o congresso, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, reúne especialistas de referência para debater os desafios e avanços da prática médica, e assim promover atualização científica e o fortalecimento do movimento associativo. 

Os três dias contarão com mesas-redondas e conferências, com temas como inteligência artificial na prática médica, defesa profissional, carreira médica e os desafios do setor. Além disso, o evento será palco do Prêmio Congresso Somerj de Trabalhos Científicos, com a premiação dos três melhores trabalhos apresentados por estudantes de Medicina, para incentivar a pesquisa e a produção científica.

Assessoria de Comunicação da AMB