Dr. Florisval Meinão destaca formação médica no Brasil durante participação em audiência pública sobre o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças do Sangue

O secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florisval Meinão participou na tarde desta terça-feira (2) de audiência pública sobre o Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças do Sangue, que passou a integrar o calendário oficial de eventos de saúde do país. O debate foi realizado por meio da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Em sua fala, o médico especialista destacou o apoio da AMB à iniciativa e pontuou os principais pilares do trabalho realizado pela entidade médica em prol da medicina, relacionados ao profissional médico – que precisa ter uma formação e condições de trabalho adequadas – e reforçou a importância de ofertar atendimento de alta qualidade à população brasileira.

 “Todos sabemos que existe a dificuldade do povo brasileiro tem para ter acesso aos métodos diagnósticos e terapêuticos. Essa situação exige uma atuação efetiva das instituições médicas, das associações de pacientes e do trabalho do Legislativo”, disse o Dr. Florisval. 

O gestor ainda enalteceu o projeto de lei do Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças do Sangue, que, segundo ele, traz visibilidade às doenças hematológicas, que, às vezes, apresentam sintomas inespecíficos. “Ações como essa ajudam a melhorar a percepção dos médicos, dos pacientes e dos gestores sobre a necessidade de instituir políticas públicas para fazer frente a essas enfermidades”, finalizou.

A audiência contou com a participação de Jorge Vaz Pinto Neto, diretor de Ações Sociais – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH; Ricardo Bigni, chefe do setor de Hematologia do Instituto Nacional do Câncer – Inca; Christine Battistini, International Myeloma Foundation – IMf Latin America; Maria Zenó Soares da Silva coordenadora Geral da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes – FENAFAL; Indianara Galhardo, vice-presidente da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia – ABRAPHEM, entre outras autoridades.

O projeto de lei

O PL institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças do Sangue e inclui a data no calendário oficial de eventos da saúde no Brasil, a ser celebrado, anualmente, no dia 21 de março. Projeto Medicina Segura. Essa iniciativa inclui uma série de ações para proteger o ato médico e trazer mais eficácia e segurança no atendimento oferecido à população.

De acordo com o projeto, estima-se que cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no país, o que representa aproximadamente 1,8 % da população doando sangue. Mesmo cumprindo parâmetros da Organização Mundial de Saúde, esse índice pode ser ampliado.

Assessoria de Comunicação da AMB