“Este COMEDJUS proporciona a oportunidade de compartilhar desafios e construir soluções coletivas em compromisso com a qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, diz o presidente da AMB
Como uma das apoiadoras do 11º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico da Saúde (COMEDJUS), a Associação Médica Brasileira (AMB), representada por sua diretoria, composta pelo então presidente Dr. César Eduardo Fernandes; pelo diretor científico, Dr. José Eduardo Dolci; pelo diretor cultural, Dr. Rômulo Capello Teixeira; e o Dr. Florisval Meinão, secretário-geral da AMB, esteve presente durante a abertura do evento, que está sendo realizado no Millennium Convention Center, em Brasília (DF).
Em seu pronunciamento, Dr. César destacou a importância da realização do congresso como uma ocasião que possibilita abrir discussões com todas as partes interessadas, da saúde e do judiciário, sobre a qualidade da saúde pública no país. “A medicina moderna demanda uma abordagem integrativa, e este congresso, que une justiça social e saúde proporcionará a oportunidade de compartilhar desafios e construir soluções coletivas em um verdadeiro compromisso com a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, que são os verdadeiros protagonistas”, disse o presidente da AMB.
Ainda em sua fala, Dr. César Fernandes explicou sobre o papel da AMB, que atua em parceria com diversas associações e sociedades médicas do país, com o intuito de que o exercício da medicina no Brasil seja respeitado e feito com seriedade, por meio de pesquisas científicas, atualizações, qualificação dos profissionais e estrutura de qualidade, pontuando os principais projetos desenvolvidos pela entidade em conjunto com outras instituições dos segmentos da saúde e da educação. “Em 2023 realizamos uma parceria frutífera entre a AMB e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que resultou na Demografia Médica, um estudo abrangente e inovador sobre a realidade dos médicos em todo o Brasil que representou um marco importante para a compreensão e o planejamento do Sistema de Saúde no país, alertando a classe médica e a gestão pública sobre as consequências que essas realidades vêm trazendo para a qualidade no atendimento dos médicos à população”, completou o especialista.
Em conclusão ao seu discurso, Dr. César Eduardo Fernandes alertou aos presentes sobre a importância do exame de proficiência médica para a segurança do paciente, a baixa oferta de residência médica no Brasil e as consequências dos atuais decretos federais sobre o tema. “O aprimoramento e a capacitação contínuas são de responsabilidade dos médicos e isso também deve ser despertado nos acadêmicos, que hoje estão nas muitas escolas de medicina espalhadas por todo o país e que precisam refletir, reavaliar e reestruturar o direcionamento de seu conhecimento para garantir alinhamento com as últimas evidências científicas e as necessidades da população brasileira”, finalizou.
No último dia do evento, o presidente da AMB fará uma apresentação para aprofundar o debate sobre A Importância do Exame de Proficiência Médica Para a Segurança do Paciente, que ocorrerá dentro do Painel 5: Formação Acadêmica Médica, Fiscalização do MC, CRM, CFM aos Cursos de Medicina, Hospitais Escolas, Práticas, Internatos Médicos, Preceptorias, Residência Médica e Títulos de Especialistas.