Hoje é Dia do Médico de Tráfego, 19 de agosto
Ao me dirigir a todos os colegas da especialidade e a sua representação associativa, a ABRAMET, vem a minha mente, instantaneamente, que devemos cumprimentá-los durante todo o ano, dia após dia, pelo valoroso trabalho que realizam, histórica e ininterruptamente, para reduzir o número de mortes no trânsito.
Aliás, diretrizes da ABRAMET contribuíram sobremaneira para a modernização de nosso novo Código de Trânsito Brasileiro, recentemente aprovado. Alcançamos, em resultado desse esforço e da competência em cada ação dos médicos da especialidade, avanços relevantes, como a existência de equipamento de segurança para o transporte de crianças – a cadeirinha para o transporte de crianças, válida para menores de 10 anos ou que ainda não tenham alcançado a altura de 1,45. São diretrizes essenciais da ABRAMET que atualmente dão mais segurança a todos.
Entretanto, a mais relevante contribuição foi endurecer as regras e a punição para indivíduos alcoolizados ao volante, tendo em vista que o combate ao consumo de álcool e o ato de dirigir são ponte certa para tragédias. Estatísticas registram ser uma das causas principais dos acidentes graves de trânsito no Brasil.
Da forma como a normatização estava, era quase um estímulo à impunidade. O desejável endurecimento, penalizando com mais rigor os infratores, certamente irá, ao longo do tempo, reduzir acidentes, sequelas graves e perdas humanas. Como cidadão, médico, pai de família e avô, agradeço, uma vez mais, à dedicação dos colegas médicos da ABRAMET.
Parabéns, tenho a certeza de que sempre conduzirão as iniciativas de vocês com competência e compromisso com os brasileiros.
César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira