“Hoje temos uma proliferação exagerada na formação médica”, alerta o presidente da AMB durante abertura do 68º CBO
O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou, nesta quarta-feira (4), da cerimônia de abertura da 68ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB –, em Brasília (DF), entre os dias 4 e 7 de setembro. Dr. César agradeceu à presidência do CBO pela oportunidade de estar no congresso e parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento. Ele também falou sobre a importância de as entidades médicas realizarem encontros como esse, unindo profissionais renomados da medicina brasileira e jovens médicos, que estão ingressando no mercado de trabalho para aperfeiçoar técnicas, adquirir conhecimento, se atualizarem e trocarem experiências, por meio da discussão de temas relevantes para a qualificação dos médicos e abordar as frentes de inovação ligadas à tecnologia. “Me sinto honrado em poder estar presente no CBO 2024, representando a AMB, junto ao nosso diretor científico, Dr. José Eduardo Dolci; e ao secretário-geral, Dr. Florisval Meinão, e acompanhar de perto o gigantismo dessa especialidade. É uma sociedade que temos profunda gratidão”, celebrou Dr. César.
O médico ginecologista também destacou a preocupação com o aumento desordenado e acelerado de faculdades de medicina no Brasil, que tem implicado no mau atendimento à população. “Hoje temos uma proliferação exagerada, quase que irresponsável, na formação médica. Diversas escolas médicas foram abertas recentemente. Estamos próximos a formar 45 mil médicos ao ano, com cerca de 650 mil médicos no Brasil hoje. Infelizmente, muitas dessas faculdades funcionam de forma precária, sem o mínimo de estruturação”, explicou Dr. César.
O presidente da AMB completou seu discurso ressaltando a urgência em haver a exigência de o médico ser capacitado para o exercício da medicina. “Já passou da hora de comprovar as competências do médico para que, aí sim, ele receba sua certificação dos conselhos de medicina para exercer a profissão. O médico precisa fazer o exame de proficiência médica. Já existem no Legislativo projetos nessa direção, acolhendo sugestões da AMB e do Conselho Federal de Medicina. Nossa prioridade é a segurança do paciente para evitar maiores equívocos durante os atendimentos e assegurar a qualidade dos nossos serviços prestados à sociedade”, concluiu.
Dr. César fez parte da mesa de abertura junto aos presidentes da Comissão Executiva do CBO, Dr. José Alves Ottaiano, Dr. Alípio de Souza Neto e Dr. Marcos Avila; da diretoria do CBO, composta pela presidente do congresso, Dra. Wilma Lelis Barboza; pelo vice-presidente, Dr. Newton Andrade Júnior; pela Dra. Maria Auxiliadora Frazão, secretária-geral; pelo tesoureiro Dr. Frederico Pena, pelo Dr. Lisandro Sakata, 1º secretário; e pelo Dr. Mauro Goldbaum, diretor de Relações Interinstitucionais.
CBO 2024
A 68ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) traz uma programação de quatro dias, com palestras conduzidas por diversos profissionais da especialidade, além de contar com apresentação de trabalhos científicos por parte dos congressistas, apresentação oral de relatos de casos, programação social com happy hour e expositores no espaço do evento.
Mais informações: https://cbo2024.com.br/cbo2024