I Congresso de Associativismo da AMB debate formação Médica
Em 1 de outubro, o I Congresso de Associativismo Médico, terá mesa redonda especial sobre a formação médica. Será coordenada por Gerson Junqueira Jr, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Ivan Cecocconello, professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Uma conferência será ministrada pelo José Eduardo Dolci, diretor científico na AMB. O debate estará sob responsabilidade de Donizetti Dimer Giamberardino Filho, chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Fernando Sabia Tallo, da disciplina de Clínica Médica da Unifesp, e Antônio José Gonçalves, vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM).
Estarão em pauta temas como o ensino médico e sua complexidade, a matriz curricular, sistema de acreditação de escolas médicas e a residência médica no Brasil. Lembrando que a mais recente mudança da Diretriz Curricular Nacional da Medicina, em 2014, veio junto com a lei do “Mais Médicos”, mexendo profundamente com postulados do ensino médico.
José Eduardo Dolci dá ênfase sobre a importância das discussões. “Precisamos focar na qualidade seja na formação de médicos generalistas quanto na de especialidades. Essa é uma questão que requer responsabilidade e equilíbrio”.