Implantação da Certificação de Atualização do Título de Especialista é aprovada durante reunião do Conselho Deliberativo da AMB - AMB

Implantação da Certificação de Atualização do Título de Especialista é aprovada durante reunião do Conselho Deliberativo da AMB

Foi aprovado, por unanimidade,  o projeto da AMB de implantação de um Certificação de Atualização do Título de Especialista (CATE). A aprovação ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), segundo dia da reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB) 2024, realizada na cidade de Recife (PE). 

O projeto foi apresentado pelo diretor científico da entidade, Dr. José Eduardo Dolci em conjunto com o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes às sociedades de especialidade presentes, com levantamento do histórico e o passo a passo de como o profissional da Medicina pode realizar esta certificação

“O Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira aprovou, por unanimidade das sociedades científicas, o projeto da AMB, de revalidação do título de especialista a cada cinco anos, a partir do momento que isso for oficializado.  É importantíssimo que isso seja alinhado, aprovado também no Conselho Federal de Medicina, o órgão que tem condições de determinar que isso seja obrigatório. Sabemos que isso é um período difícil de transição, mas a unanimidade mostra que estamos no caminho certo, sempre lembrando que é fundamental para a qualidade do atendimento à população brasileira, explicou o diretor da AMB.

Entre os itens que compõem a implantação do CATE foram aprovadas ações que envolvem busca de alinhamento com Conselho Federal de Medicina (CFM), com  Parlamento e o Judiciário brasileiros, na busca de uma eventual lei que possa garantir essa implantação. E ainda, a validade, após a publicação de resoluções e dispositivos especiais

Durante sua explanação, o diretor da AMB, ainda citou as normas estabelecidas para obtenção do CATE, como o público-alvo, que devem ser médicos com título de especialista e/ou Certificado de Área de Atuação. Dr. Dolci também explicou como as sociedades devem agir caso desejem promover eventos científicos.

Na avaliação do presidente da Associação Médico Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes, a certificação de atualização profissional é a defesa das sociedades de especialidades médicas, “mas sobretudo a defesa dos pacientes do país”

“É de suma importância que vocês, colegas de profissão e gestores à frente das sociedades de especialidade estejam alinhados com a AMB sobre todos estes processos relacionados a essa certificação e aos eventos científicos para que, juntos, possamos fortalecer o movimento de ações integradas em prol de uma Medicina de referência, capacitando os médicos de todos os estados brasileiros, por meio da reciclagem do conhecimento científico e educação médica continuada, para que os atendimentos à população sejam realizados com responsabilidade e qualidade”, finalizou Dr. Dolci.

Estiveram presentes na reunião, as Sociedades Brasileiras de Urologia, Anestesiologia, Pneumologia e Tisiologia, Pediatria, Endocrinologia e Metabologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dermatologia, Cirurgia Digestiva, Anestesiologia, Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Coloproctologia, Cardiologia, Academia Brasileira de Neurologia, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Associação Brasileira Nutrologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Endoscopia Digestiva, Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, bem como representante do CFM e da AMB.

Assessoria de Comunicação da AMB

Fotos: Giovanni Chamberlain