NOTA DE PESAR - DR. ALBERTO JOSÉ DE ARAÚJO - AMB

NOTA DE PESAR – DR. ALBERTO JOSÉ DE ARAÚJO

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, hoje, 7 de setembro, às 8h30, do presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira, o pneumologista-sanitarista Alberto José de Araújo. Guerreiro da contenda contra os males provocados pelo tabaco, deixa uma construção magnifica à frente de causa nobre que certamente inspirará novas gerações. 

Graduado pela Faculdade de Medicina-UFRJ (1979), com mestrado (2000) e doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Alberto era ainda especialista em Medicina do Trabalho pela UFF (1995), Medicina Social e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1982). Fellow in Environmental and Occupational Medicine by the Mount Sinai School of Medicine, NY (2000) e Tabagismo pela Escola de Pós-Graduação da PUC-Rio, foi coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) ligado ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e ao HUCFF/UFRJ. 

Além da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB, presidiu a Comissão Científica da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e da SOPTERJ. Foi membro da Comissão de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Grupo de Trabalho sobre Drogas Lícitas e Ilícitas do CREMERJ.

Ainda atuou como consultor e revisor Ad Hoc das Revistas de Psicologia da UNB, do Caderno de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ENSP/Fiocruz, do Jornal Brasileiro de Pneumologia da SBPT; da Revista Brasileira de Cancerologia e da Physis – Revista de Saúde Coletiva. Também era escritor do gênero literário poesia e contos.

A AMB manifesta seus sentimentos e expressa solidariedade aos familiares e amigos, assim como aos membros da Comissão que com ele conviveram por mais de década. Que a chama alimentada com tanta galhardia e honradez por Alberto José de Araújo mantenha-se viva.