Palestrantes da mesa de endoscopia digestiva destacam preocupação no aumento alarmante de casos de câncer colorretal em pacientes jovens – AMB

Palestrantes da mesa de endoscopia digestiva destacam preocupação no aumento alarmante de casos de câncer colorretal em pacientes jovens

Durante a mesa-redonda de endoscopia digestiva, realizada no início da manhã do primeiro dia da 3ª edição do Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), que acontece nesta quinta-feira (24), no Distrito Anhembi, os palestrantes destacaram o crescimento alarmante do número de pacientes com menos de 50 anos que estão sendo diagnosticados com câncer colorretal. “Estamos operando pacientes com apenas 25 anos de idade, já em estágio avançado da doença. Isso é muito preocupante”, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho.

Em sua palestra, a Dra. Eduarda Tebet, que abordou o tema ‘Rastreamento do câncer colorretal – Como fazer e qual o papel das sociedades médicas’, destacou que é necessário que toda a família desses pacientes mais jovens faça o rastreio com antecedência de 10 anos, e que os hábitos de vida, como alimentação influenciam na prevenção da enfermidade. “Dieta pobre em fibras e rica em ultraprocessados acabam influenciando para o surgimento desse tipo de câncer. Por isso a importância das pessoas cuidarem da sua alimentação”.

Dra. Eduarda ainda acrescentou sobre a importância do papel das sociedades de especialidades médicas na atuação junto ao governo brasileiro para alertar a sociedade sobre a doença. “Acredito que a gente avance na prevenção do câncer de colorretal. Na articulação de políticas públicas, orientando a sociedade civil. Existe um projeto de lei no governo federal que a gente luta para que seja implementado. As sociedades médicas precisam se unir para que consigamos poupar a população dessa enfermidade”, concluiu.

Dr. Marcelo Averbach, que apresentou o tema “Seguimento Pós-Resseções Endoscópicas de Lesões – Diretrizes”, falou sobre estudo, realizado por instituições americanas, de como os médicos devem seguir com os pacientes com uma polipectomia, procedimento médico para a retirada de pólipos, que são crescimentos anormais de tecido em órgãos como intestino e estômago. Ele também falou sobre a qualidade da colonoscopia e alertou sobre o preparo inadequado do exame.