Presidente da AMB acompanha visita da APM ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo para discutir a implantação da tabela SUS paulista
A Associação Médica Brasileira se fez presente em mais uma etapa das tratativas para a implantação e aplicação da nova Tabela SUS Paulista. Debates sobre os alinhamentos ainda necessários foram pauta da reunião entre o presidente César Eduardo Fernandes, com o procurador geral de Segurança Pública de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, com participação ainda do presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, e do diretor de Defesa Profissional, Marun David Cury.
Publicada em 29 de dezembro de 2023, a Resolução SS nº 198 estabelece nova Tabela para o SUS no estado de São Paulo, melhorando a remuneração dos serviços hospitalares e profissionais nos diferentes estabelecimentos de Saúde, com ou sem fins lucrativos, incluídos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Ela também visa reduzir filas e aumentar o atendimento na rede pública. O bom desfecho, importante registrar, celebra o empenho do atual secretário de Saúde, Eleuses Paiva.
César Fernandes parabeniza a iniciativa já que traz benefícios aos médicos, aos pacientes e demais atores da saúde, inclusive à gestão pública. Agora, entra-se em momento crucial, que é viabilizar a implantação em todos os níveis.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de SP, o dinheiro que sairá do órgão irá para as Prefeituras, sem ser direcionado diretamente para as unidades de Saúde. Ficou acordado que Sarrubbo passará uma circular para todas as comarcas do estado para que estejam atentas a este potencial problema.
A diretoria de Defesa da APM detalha que a classe médica enfatiza a necessidade de fazer com que os repasses sejam realizados de forma honesta e transparente, de modo que contribuam para todos os atuantes da Saúde, não ficando restritos às gestões municipais.
Para conferir os valores estabelecidos pela Tabela SUS Paulista e a nota técnica da Secretaria a respeito do tema, basta acessar este link.
Carreira médica
Além da Tabela SUS Paulista, os médicos aproveitaram o encontro para discutir outros tópicos diretamente relacionados à Saúde, como a má distribuição de profissionais de medicina. Foi aberto diálogo para uma semente de carreira do médico no estado de São Paulo, sem que se abra mão as carreira nacional.