Presidente da AMB fala sobre desafios, tendências em soluções do ato médico durante III Congresso de Direito Médico e Saúde da OAB/SP
O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes foi um dos convidados a integrar a mesa e palestrar no III Congresso de Direito Médico e Saúde da OAB/SP, realizado nesta terça-feira (17), na Sede Seccional da OAB do Estado de São Paulo. Durante sua participação no evento, conduzido pela presidente da Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB SP e advogada, Juliana Hasse, o presidente falou sobre o tema Ato Médico: Desafios, Tendência e Soluções.
Inicialmente, o Dr. César agradeceu pela sua participação, pontuou sobre o papel da AMB no cenário da medicina no Brasil junto às 54 especialidades médicas, e enfatizou a importância do médico tirar o título de especialista para o exercício da profissão. “Hoje a situação do curso de medicina está precária do ponto de vista de formação do médico e do próprio MEC. Não dá para formar especialistas a ‘toque de caixa’. É um absurdo e um desrespeito ao paciente. A nossa principal bandeira é a defesa do bom exercício e qualificação da nossa profissão”, explicou ele.
Dr. César também falou sobre um importante projeto desenvolvido pela AMB, o Núcleo de Proteção do Ato Médico( NUPAM), que tem como objetivo contribuir para que os serviços e ações de saúde no Brasil sejam prestados de forma responsável, segura e eficiente, tendo o paciente como o centro da atenção.
O presidente da AMB finalizou sua apresentação solicitando que o ato que for exclusivo do médico, seja respeitado para segurança do paciente. E ainda defendeu a realização do exame de proficiência. “Não é possível permitirmos a abertura descompensada de faculdades de medicina no país, sem qualidade e infraestrutura adequada. Há hoje centenas de faculdades espalhadas pelo Brasil que funcionam como simples comércio. Precisamos de profissionais capacitados atuando nas unidades de saúde para cuidar da nossa população”, concluiu o gestor.
Clique aqui e confira a transmissão na íntegra do III Congresso de Direito Médico e Saúde da OAB/SP.
O CONGRESSO
A abertura do congresso teve palestra magna sobre o tema Transformação da Saúde: Desafios e Perspectivas, conduzida pelo professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP, Dr. Gonçalo Vecina Neto. A programação contou ainda com três painéis que tratavam sobre os temas: A Evolução do Direito Médico e a Revolução da Inteligência Artificial; Tendências e Inovações no Ecossistema de Saúde e Desafios, Tendências e Soluções.