Revogação da Resolução AMB nº 1/2025 – Certificado de Atualização de Título de Especialista (CATE)
NOTA OFICIAL AOS ASSOCIADOS DA AMB
A Associação Médica Brasileira (AMB) comunica aos seus associados a revogação da Resolução AMB nº 01/2025, que instituía o Certificado de Atualização de Título de Especialista (CATE). A decisão foi tomada em atenção a uma solicitação formal do Conselho Federal de Medicina (CFM), que manifestou interesse numa construção conjunta pelas duas entidades da estratégia a ser adotada com vistas à atualização formal dos médicos especialistas. Com esta decisão, a união e o fortalecimento das representações médicas, CFM e AMB, em prol da melhor assistência a ser prestada à população brasileira, se solidifica e cria a sinergia institucional tão almejada pelos médicos brasileiros. Clique aqui e assista ao vídeo do anúncio da AMB e CFM para revogação do CATE.
A título de esclarecimento, vale lembrar que a proposta de criação do CATE foi fruto de uma construção coletiva, elaborada em conjunto com as Sociedades de Especialidades Médicas e aprovada de forma consensual em reunião realizada em novembro de 2024. Da mesma forma, a decisão de revogação da resolução foi debatida e acordada, em espírito de responsabilidade institucional e respeito à governança compartilhada do sistema de representação do médico brasileiro, em nova reunião realizada com as mesmas entidades no último dia 7 de abril.
A AMB reafirma sua convicção sobre a importância da atualização periódica dos médicos especialistas como instrumento fundamental para a manutenção da qualidade da assistência médica, o fortalecimento da formação continuada e a proteção da sociedade. A atualização do título de especialista é um processo amplamente adotado em diversos países, sendo reconhecida como prática essencial para assegurar que os médicos especialistas se mantenham atualizados frente aos avanços científicos, tecnológicos e éticos da medicina contemporânea.
Nesse sentido, a AMB visa estreitar a interação com o Conselho Federal de Medicina (CFM), não somente em relação a atualização do título de especialista, mas, sobretudo, no desenvolvimento de ações conjuntas para os múltiplos desafios que afligem a classe médica, incluindo as condições de trabalho, a valorização do profissional, a defesa do ato médico, a garantia de qualidade na formação e o exame obrigatório de proficiência.
A AMB, o CFM e as Sociedades de Especialidades acordaram sobre a necessária atualização dos médicos especialistas, tema que será retomado com brevidade e, para tanto, o CFM e a AMB deliberaram criar comissão paritária, integrada por membros de ambas as instituições, para tratar desse relevante assunto de interesse da classe médica e da sociedade brasileira.
A AMB, por oportuno, reafirma seu compromisso histórico com a valorização da profissão médica, a defesa da boa prática assistencial e a promoção de políticas que contribuam para a excelência da medicina no Brasil.
Respeitosamente,
Diretoria da Associação Médica Brasileira
Clique aqui e assista ao vídeo do anúncio da AMB e CFM para revogação do CATE.