SBACV-RJ PROMOVE ENCONTRO SOBRE CIRURGIA VASCULAR

SBACV-RJ PROMOVE ENCONTRO SOBRE CIRURGIA VASCULAR

Com objetivo de apresentar o cenário sobre a segurança do paciente em Cirurgia Vascular, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ) realizou a 602ª Reunião Científica. O encontro, realizado em 30 de novembro, na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), também contemplou o II Simpósio de Segurança do Paciente em Cirurgia Vascular para Prevenção de Óbitos e Eventos Adversos.

A abertura do evento contou com a participação dos presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira; do CBC, Savino Gasparini Neto; da Academia Nacional de Medicina (ANM), Jorge Alberto Costa e Silva; da SBAVC-RJ, Breno Caiafa; do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Sylvio Provenzano; além de representantes da Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ).

Lincoln Ferreira disse que o encontro foi uma oportunidade para debater assuntos que dizem respeito ao futuro da medicina do País. Ele ressaltou que, no momento, todos devem ficar atentos sobre os sérios riscos que as medidas aprovadas no Senado e na Câmara relacionadas à revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior trazem para a saúde dos brasileiros.

Reunião científica

Diversos palestrantes –acadêmicos, médicos e autoridades– apresentaram ideias que foram discutidas em quatro mesas de debates de temas como: “A segurança do paciente na cirurgia vascular”; “A cultura de segurança – Indicadores de mortalidade na Cirurgia Vascular no Brasil e Rio de Janeiro”; “Fatores de risco e mortalidade cardiovascular em Cirurgia Vascular” entre outros.

A reunião ainda apresentou aos participantes, um panorama internacional sobre a Cirurgia Vascular. O médico Carlos Aibar Remón, Professor Titular da Universidade de Zaragoza, abordou o assunto.

Na foto: Carlos Peixoto, Lincoln Ferreira, Arno von Ristow, Angela Maria Eugenio, Carlos Aibar Remón, Savino Gasparini Neto, Julio Peclat de Oliveira.

Foto: Adriano Vitor