Sexta turma de 2024 do Projeto Sabe, organizada pela AMB, conta com número recorde de estudantes de medicina
A 6º turma de 2024 do Projeto Sabe contou com número recorde de estudantes do curso de medicina de diferentes universidades, na noite desta quarta-feira (21), durante treinamento de primeiros socorros, realizado na sede da Associação Médica Brasileira (AMB). A atividade foi conduzida pelo diretor da AMB, Dr. Fernando Tallo, com auxílio do médico generalista Dr. Expedito Barbosa.
Estiveram presentes alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Santo Amaro (Unisa), Universidade São Francisco (USF) e da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
O treinamento oferece conteúdo teórico e prático de suporte básico de vida, com equipamentos modernos que simulam ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desfibrilação (manequim Little Anne da Laerdal, com aplicativo QCPR Training e desfibrilador de treinamento).
O PROJETO
Iniciativa da AMB, o Projeto Sabe, coordenado pelo Dr. Tallo tem o objetivo de difundir conhecimentos básicos de suporte em casos de parada cardiorrespiratória extra hospitalar. O programa é gratuito e apresenta duas frentes: capacitar alunos de cursos de graduação em Medicina e realizar treinamento junto ao público leigo em escolas públicas, atividade a qual participam os acadêmicos capacitados.
Desde seu início, em 2022, o programa já capacitou mais de 600 graduandos pelo país, contemplando os estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso. Em 2023, foi realizado o programa piloto na Escola Estadual Marina Cintra, na capital paulista.