SUPORTE PSICOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA COVID-19

SUPORTE PSICOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA COVID-19

O Ministério da Saúde vai oferecer serviço de atendimento psicológico para profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19. O TelePsico COVID-19 funcionará de maio a setembro de 2020. O projeto será realizado em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e contará com uma central formada por cerca de 30 profissionais da Psicologia e da Psiquiatria, selecionados por edital.

De acordo com a psiquiatra Carmita Abdo, diretora da AMB, a iniciativa é louvável. “Isolamento social, medo de adoecer, incerteza com o futuro, sobrecarga de trabalho, entre outros estressores podem culminar em transtornos como depressão, ansiedade, stress pós-traumático, Síndrome de Burnout e até mesmo levar ao suicídio. Muitos destes profissionais não tinham problemas psíquicos, porém passaram a desenvolver, devido a intensidade e a gravidade da pandemia pela COVID-19. Por isso, é importante oferecer apoio a eles que estão no combate, dia a dia desta crise mundial”, destaca.

Em maio o canal telefônico será divulgado para profissionais que precisem deste atendimento. No primeiro contato, a pessoa escolherá um horário com o terapeuta. Dra Carmita ressalta a importância de estender esse projeto para a população em geral. “No rastro da pandemia vem a descompensação emocional e a população precisará cada vez mais de suporte”, pontua.

Na 10a recomendação das Diretrizes AMB para a Covid-19 , a qual trata do cuidado com a saúde mental, diferentes populações estão contempladas :população geral; idosos; pacientes com transtornos mentais leves; pacientes com transtornos mentais moderados e graves, médicos e demais profissionais de saúde. Acesse aqui.