Órteses e próteses no Fantástico
A reportagem do Fantástico (TV Globo) de 6/1/15, que teve a participação da AMB, denunciava um perverso esquema de corrupção envolvendo profissionais das mais diversas áreas (inclusive médicos) na burla do SUS, dos planos de saúde e de pacientes. Felizmente, a luz jogada sobre o tema fez com que muitas ações fossem tomadas. CPIs na Câmara e no Senado foram criadas e regras ainda mais claras e rígidas foram definidas para evitar que criminosos se apropriem indevidamente do dinheiro que deveria ajudar a salvar vidas.
Nova reportagem do Fantástico, exibida no último domingo (3/1/16), mostra os resultados práticos alcançados pela mobilização da sociedade em torno da moralização no segmento de órteses e próteses. “O Brasil tem médicos qualificados e éticos, que trabalham com fortes evidências científicas e indicam com precisão os melhores procedimentos aos pacientes. Punir os maus médicos é a melhor forma de proteger a classe e valorizar o trabalho e a imagem dos bons médicos. E de garantir qualidade e respeito aos pacientes”, afirma Florentino Cardoso, presidente da AMB.
Para Florentino, os pacientes precisam ter segurança e tranquilidade na hora de realizar procedimentos complexos. E só realizar com profissionais que possam lhes oferecer esta tranquilidade. “Procurem médicos da sua confiança e, quando desejarem, tenham uma segunda opinião (de outro médico). Tirem todas as dúvidas. Somente realizem um procedimento quando se sentirem seguros com a indicação e com a equipe médica que fará o procedimento”, orienta o presidente da AMB.
Emílio Zilli, diretor de Defesa Profissional da AMB, ratifica a confiança que a entidade tem na ética, na competência e na qualidade da medicina brasileira, e reafirma o compromisso da mesma em permanecer atenta e vigilante à proteção ao bom médico, a boa prática médica e ao atendimento aos pacientes. “Repudiamos veementemente quaisquer atos ilícitos que, mesmo existindo em total minoria, não podem macular de forma alguma a dignidade e a honra da totalidade dos profissionais de saúde brasileiros seja por sua prática ou pela generalização, sempre injusta, por vezes atribuída à imensa maioria dos bons profissionais. A correta indicação de órteses e próteses salva vidas, não pode ser comprometida pela má prática!
Abaixo, seguem os links das matérias do Fantástico deste domingo e do início de 2015.
http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2016/01/03.html#!v/4714037
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/01/mafia-das-proteses-coloca-vidas-em-risco-com-cirurgias-desnecessarias.html