Alto contraste

WMA – World Medical Association

SOBRE A WMA

A Associação Médica Brasileira é filiada à Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês), organização internacional que representa os médicos de todo o mundo.

Fundada em 1947, a missão da WMA é servir a humanidade na tentativa de estabelecer os mais altos padrões em educação, ciência, arte e ética médicas, além da assistência de qualidade a todos os cidadãos.

Reúne 97 Associações Médicas Nacionais, que representam mais de nove milhões de médicos.

Em nome dos médicos brasileiros, a AMB ingressou na WMA em janeiro de 1951. Desde então, faz parte do Conselho desta Associação que, atualmente, é composto por 23 membros, representando a América do Norte, Europa, África, Ásia e América Latina.

A WMA conduz os seus trabalhos em três comitês permanentes: Ética Médica, Assuntos Médico-Sociais e Finanças e Planejamento.

A AMB tem participado ativamente de vários grupos de trabalho da WMA, incluindo os temas uso de placebo em pesquisa clínica, enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, transplantes e doação de órgãos, desastres e determinantes sociais da saúde.

A AMB NA PRESIDÊNCIA DA WMA

A AMB já presidiu a WMA em quatro ocasiões:

  • ANTÔNIO MONIZ DE ARAGÃO – 1961/1962
  • PEDRO KASSAB – 1976/1977
  • JOSÉ LUIZ GOMES DO AMARAL – 2011/2012  
  • MIGUEL ROBERTO JORGE – 2019/2020

ASSEMBLEIAS / EVENTOS WMA

WORLD MEDICAL JOURNAL

Diário Oficial da WMA desde 1954 Bem-vindo à versão electrónica do World Medical Journal! 2024 marcou o septuagésimo aniversário do aparecimento do Jornal Médico Mundial (JMM). O jornal é publicado trimestralmente e reflete os objetivos e as atividades da Associação Médica Mundial. Não é tarefa do JMM publicar novas pesquisas médicas científicas. Esta é claramente a função da miríade de informações disponíveis em jornais de base ampla ou especializados. No entanto, há espaço para a publicação de visões gerais de tendências, novas áreas de progresso médico que podem não aparecer no curso geral dos jornais médicos e que podem aumentar a consciencialização dos médicos sobre desenvolvimentos dos quais eles podem não estar cientes. Tem secções sobre Ética Médica e Direitos Humanos, Ciência Médica, Prática Profissional e Educação, a coluna do Secretário-Geral e uma secção sobre Notícias da Associação Médica Regional e Nacional, onde tentaremos relatar desenvolvimentos regionais e iniciativas ou problemas da WMA.

Welcome to the electronic version of the World Medical Journal! 2024 marked the seventieth anniversary of the appearance of the World Medical Journal (WMJ). The journal is published quarterly and it reflects the aims and activities of the World Medical Association. It is not the task of the WMJ to publish new scientific medical research. This is clearly the function of the multitude of information available in either broad-based or specialised journals. However, there is a place for publishing overviews of trends, new areas of medical progress which may not appear in the general run of medical journals and which can increase physicians’ awareness of developments of which they may be unaware. It has sections on Medical Ethics and Human Rights, Medical Science, Professional Practice and Education, the Secretary General’s column, and a section on Regional and National Medical Association (NMA) News where we will try to report on regional developments and NMA initiatives or problems.

Ética Médica

Deontologia, Códigos de Prática, Diretrizes, Profissionalismo Desde sua fundação em 1947, um dos principais objetivos da Associação Médica Mundial (WMA) tem sido estabelecer e promover os mais altos padrões de comportamento ético e de cuidado por parte dos médicos. Em busca desse propósito, a WMA adotou declarações de política global sobre uma ampla gama de questões éticas relacionadas ao profissionalismo médico, cuidado ao paciente, pesquisa em sujeitos humanos e saúde pública. O Conselho da WMA e seus comitês permanentes revisam e atualizam regularmente as políticas existentes e desenvolvem continuamente novas políticas sobre questões éticas emergentes. A WMA serve como um centro de informações sobre ética para seus membros. Para alcançar esse objetivo, a WMA coopera com instituições acadêmicas, organizações globais e especialistas individuais na área de ética médica. A WMA adotou várias políticas que são reconhecidas internacionalmente como o padrão ético global para os tópicos que abrangem. A seleção a seguir representa algumas das políticas éticas mais importantes da WMA.

Acesse aqui todo o conteúdo referente ao Código de Ética da WMA.

Leia a versão revisada em português.

Após um processo de revisão que durou dois anos, a WMA adotou e publicou em outubro de 2013 uma versão revisada da Declaração sobre investigação médica. Os delegados na Assembleia anual da WMA, de 16 a 19 de outubro de 2013, em Fortaleza, Brasil, votaram esmagadoramente a favor de mudanças na Declaração, que não só previam maior proteção para grupos vulneráveis envolvidos em pesquisa, mas também incluiu uma nova disposição para compensar as pessoas prejudicadas como resultado da participação em pesquisas. A Dra. Margaret Mungherera, Presidente da WMA, afirmou, na ocasião: “As alterações acordadas hoje visam proporcionar um maior grau de proteção aos envolvidos na investigação. Passamos dois anos consultando os membros das nossas associações médicas nacionais, especialistas externos e o público e estamos satisfeitos por termos hoje uma Declaração que exige maior transparência sobre a investigação médica, maior responsabilização e maior segurança dos pacientes¨.

Esta foi a sétima vez que a Declaração de Helsinque foi revista desde a sua criação, com notas de esclarecimento adicionadas em 2002 e 2004. Desde a sua publicação original em 1964, a Declaração tornou-se amplamente conhecida como o documento ético fundamental dos estudos de investigação envolvendo seres humanos.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2023, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Médica Mundial (WMA) se reuniram, com mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para discutir a importância do uso de placebo em ensaios clínicos e seus princípios éticos para pesquisas clínicas envolvendo pessoas.

A 2ª Reunião Regional da WMA para Revisão da Declaração de Helsinque, que iniciou em 2022, foi sediada pela AMB e aconteceu no auditório da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo.

Veja todo o conteúdo referente à Declaração de Helsinque aqui.

Acesse todo o conteúdo referente ao tema aqui,

Acesse aqui o conteúdo deste tema. 

As alterações promovidas na Declaração de Genebra desde 1948 visaram a adequação às mudanças históricas, comportamentais e sociais do mundo, adaptando o juramento hipocrático ao mundo contemporâneo.

O mais recente texto foi aprovado na 68ª Assembleia Geral da World Medical Association (WMA), realizada em Chicago, Estados Unidos da América, em outubro de 2017, e além de diversas alterações nas relações entre os próprios profissionais de medicina quanto com estes e o paciente e a sociedade, incluiu a atenção

com a própria saúde do médico.

TEMAS DE INTERESSE E POLÍTICAS DA WMA

Reconhecendo o sistema de saúde como dependente de recursos humanos, um planejamento extensivo faz-se necessário, de modo a garantir a cada país mão-de-obra médica suficiente em todos os campos de especialização. Carência significativa de recursos humanos na área médica é um desafio presente em todos os países, especialmente naqueles em desenvolvimento, onde existem restrições financeiras sérias. O problema se acentua pelo fato de que muitas nações não investem adequadamente na formação, recrutamento e retenção da mão-de-obra.

A prevalência da Telemedicina em muitos países do mundo fez com que a WMA iniciasse um projeto de identificação dos princípios que norteiam os médicos que usam essa modalidade para oferecer serviços de assistência à saúde. A WMA define Telemedicina como “prática da Medicina a distância, cujas intervenções, diagnósticos e decisões sobre quais tratamentos e recomendações adotar estão baseados em dados, documentos e outras informações transmitidas pelo sistema de telecomunicações. Uso da tecnologia de informação e comunicação para possibilitar serviços de cuidado à saúde para grandes e pequenas distâncias”.

O Brasil participa ainda, dentro do Comitê de Ética Médica da WMA, dos grupos de trabalho que discutem os seguintes assuntos:

As pesquisas com células-tronco embrionárias têm crescido muito rapidamente dentro da biotecnologia e as formas como podem ser coletadas cria questões éticas específicas e problemáticas. Algumas legislações proíbem a obtenção e o uso de células-tronco embrionárias. Outras concordam em coletar esse material, mas proíbem a produção de embriões apenas para fins de pesquisa.

A Associação Médica Brasileira (AMB) apoia integralmente as iniciativas da World Medical Association (em português, Associação Médica Mundial) relacionadas ao tema ‘Suicídio na Adolescência’.

Reconhecendo a importância deste grave problema de saúde pública, a AMB divulga a nota oficial de posicionamento da AMM sobre o assunto, que traz orientações fundamentais para os médicos em sua atuação frente à prevenção e manejo de casos de suicídio entre adolescentes ao redor do mundo. Essas recomendações são essenciais para guiar a prática médica de forma ética e eficiente, com uma abordagem preventiva e multidisciplinar.

Confira a nota completa da WMA nas versões em inglês e português.

Confira AQUI as resoluções e políticas publicadas pela WMA