Valor Econômico: Associação Médica Brasileira volta a defender exame de proficiência para formar médicos aos moldes da OAB

A Associação Médica Brasileira (AMB) voltou a defender a criação de um exame de proficiência para alunos de medicina, após a divulgação dos resultados do Enamed, prova que avalia a qualidade dessa graduação, mostrando que cerca de um terço dos cursos foram considerados insatisfatórios.
A entidade defende um modelo semelhante ao que ocorre no Direito, no qual é necessário a aprovação em exame da OAB para exercer a carreira de advogado.
“Sendo mais claro, não comprovada a proficiência médica pelos egressos dos cursos de medicina, não lhes seria concedido o registro profissional pelos CRM, impedindo-os, desta forma, de atender pacientes”, informa a AMB.
A associação destacou que das pessoas que realizaram o exame, “13 mil médicos apontados pelo Enamed como não proficientes podem, de acordo com a legislação atual, atender pacientes em nosso país. Isso nos permite afirmar, sem sombra de dúvidas, que a nossa população atendida por esse contingente de médicos não proficientes ficará exposta há um risco incalculável de má prática médica.”
Fonte: Valor Econômico.