ORIENTAÇÕES DAS SOCIEDADES DE ESPECIALIDADE SOBRE CORONAVÍRUS

ORIENTAÇÕES DAS SOCIEDADES DE ESPECIALIDADE SOBRE CORONAVÍRUS

O combate ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é um desafio que tem mobilizado diversas especialidades médicas. Com a confirmação do primeiro caso no Brasil, as Sociedades de Especialidade, departamentos científicos da AMB, divulgaram uma série de orientações para guiar a atuação dos médicos especialistas sobre como lidar com diagnóstico e tratamento do Covid-19.

Leia abaixo o posicionamento das sociedades sobre o assunto:

Sociedade Brasileira de Infectologia

A SBI atualizou o documento de perguntas e respostas sobre a doença, que responde, por exemplo, questões sobre diagnóstico, transmissão, período de incubação do vírus e cuidados com a saúde do médico. Leia!

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

A SBPC/ML elaborou um documento para orientar os profissionais de saúde quanto às práticas que devem ser seguidas para o diagnóstico laboratorial da doença, como o manuseio e a melhor forma de coleta. Leia aqui.

Sociedade Brasileira de Anestesiologia

A SBA disponibilizou um ebook sobre autoproteção ao intubar um paciente com suspeita ou confirmação do novo coronavírus.

A entidade também divulgou posicionamento sugerindo que as entidades regionais cancelem os eventos previstos para serem realizados até o dia 31 de julho. Posicionamento disponível aqui.

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

A Febrasgo publicou no site um informe sobre os aspectos obstétricos relacionados à infecção pelo Covid-19.

Sociedade Brasileira de Cardiologia

A SBC emitiu recomendações para cardiologistas sobre como tratar pacientes cardiopatas com suspeita de Covid-19.

Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular

A ABHH publicou uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde sobre critérios para triagem clínica de coronavírus nos candidatos à doação de sangue. Leia a nota completa.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

A SBMFC divulgou um comunicado sobre medidas preventivas e orientações sobre o Covid-19.

Associação Médica Homeopática Brasileira

A AMHB emitiu nota para esclarecer que, até o momento, não existem medicamentos homeopáticos comprovadamente eficazes para a prevenção ou tratamento de Covid-19.

Sociedade Brasileira de Pediatria

O Departamento Científico de Infectologia da SBP publicou o documento científico para compartilhar informações mais atuais já disponíveis na literatura médica e oferecer uma visão crítica dos dados disponíveis sobre a epidemia. Acesse aqui.

A entidade também emitiu na sexta-feira (13) um informe aos pediatras do País a respeito do novo coronavírus, responsável pela atual situação de pandemia do COVID-19. Veja aqui.

Sociedade Brasileira de Dermatologia

A SBD emitiu um alerta a dermatologistas e pacientes sobre cuidados com o coronavírus. Leia aqui.

Colégio Brasileiro de Cirurgiões

O CBC repercutiu a orientação do American College of Surgeons (ACS) sobre oxigenação do sangue por sistema de membrana (ECMO) relacionada à infecção pelo coronavírus.

O presidente do  CBC divulgou, ainda, um vídeo com orientações de como os cirurgiões podem colaborar no combate à epidemia mundial de Coronavirus. Confira.

Associação de Medicina Intensiva Brasileira

A AMIB preparou um documento com orientações sobre a necessidade de ampliação de atendimento nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). O material pode ser acessado aqui.

Veja aqui vídeo divulgado pela AMIB com orientações de como utilizar equipamentos de proteção em pacientes potencialmente infectados.

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

A SBPT divulgou seis artigos sobre o coronavírus, com atualizações sobre sintomas, controle e características da epidemia. Aos médicos, a SBPT ressaltou as condutas necessárias, além dos critérios clínicos e epidemiológicos. Confira.

Associação Brasileira de Medicina de Emergência

A  Abramed desenvolveu protocolos com orientações desde a atuação nos corredores das emergências às unidades de terapia intensiva do País. Os documentos podem ser acessados aqui.