Alto contraste

Conselho Científico

O Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB), conforme estabelecido na Seção VI de seu Estatuto Social, é um órgão consultivo composto pelo conjunto dos departamentos de cada especialidade médica reconhecida pela Comissão Mista de Especialidades. 

Tem como principal função assessorar a Diretoria da AMB, sendo consultado sempre que necessário para emitir pareceres, que são aprovados por maioria dos presentes em suas deliberações.

O Conselho é formado pelos presidentes das associações médicas nacionais de especialidades, ou por seus substitutos legais, nos termos de convênios estabelecidos entre as sociedades de especialidade filiadas com a AMB. Entre suas principais finalidades estão:

  • Incrementar, regulamentar e coordenar as atividades relacionadas ao exercício das especialidades médicas em todo o território nacional;
  • Estudar e sugerir medidas para o aperfeiçoamento da formação médica;
  • Sugerir e aprimorar os critérios de concessão e valorização do Título de Especialista;
  • Eleger, entre seus membros, as 27 associações representantes, bem como suas suplentes, junto ao Conselho Deliberativo da AMB;
  • Definir, junto à Diretoria de Defesa Profissional, critérios técnicos para procedimentos médicos, considerando aspectos de economicidade, formas de remuneração e impactos econômicos e sociais.

Dessa forma, o Conselho Científico reforça o compromisso da AMB com a excelência, a representatividade e a contínua valorização das especialidades médicas no Brasil.

O atual diretor científico da AMB, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, ocupa o cargo desde 2021. 

As reuniões do Conselho Científico da AMB ocorrem por convocação do Diretor Científico e são realizadas em formato hibrido.

Veja algumas notícias relacionadas ao Conselho Científico da AMB