Brasília, urgente

BRASÍLIA URGENTE, DESTAQUES DA SEMANA (20.07 A 02.08)

  • Apresentada proposta de melhoria na saúde no 1º Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

Nesta terça-feira (30), o espaço Brasil 21, em Brasília (DF), foi palco da abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNTCI). Durante a cerimônia, o presidente da República recebeu das mãos do diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI, Rafael Lucchesi, da ministra Luciana Santos e da presidente da ABC, Helena Nader, o Plano Nacional de Inteligência Artificial (PBIA), que tem por objetivo promover o desenvolvimento do uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil de forma orientada à solução dos desafios econômicos, sociais, ambientais e culturais do país.

O plano aprovado inclui 31 ações a serem implementadas em diversas áreas, entre elas a saúde. Entre as iniciativas estão a criação de sistemas de IA para automatizar a transcrição de teleconsultas, oferecer suporte à decisão na compra de medicamentos e aprimorar a precisão e agilidade nos diagnósticos médicos, especialmente em condições críticas como AVC, pneumonia, câncer de mama, tuberculose e melanoma. Além disso, o plano prevê o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços de saúde bucal e o prognóstico de câncer oral, bem como sistemas para identificar padrões anormais em faturamentos e procedimentos, ajudando a detectar e prevenir possíveis irregularidades e erros.

Outras ações incluem ferramentas para aprimorar a gestão de processos de judicialização, prevenir litígios relacionados à saúde e identificar alternativas de tratamento, além de plataformas de Inteligência Artificial para promover e cuidar da saúde do idoso e assistentes de IA para otimizar a personalização do cuidado de saúde na Atenção Primária à Saúde Digital. Também está prevista a aplicação de IA para a previsão de patologias do sistema cardiovascular, como doenças isquêmicas do coração e AVCs.


Envie sua opinião