Brasília, urgente

Câmara dos Deputados presta homenagem ao Dia do Médico

NK Consultores – O Plenário da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (18), sessão solene em homenagem ao Dia do Médico. A sessão foi solicitada pelos deputados Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO) e Dr. Luiz Ovando (PP-MS), através dos Requerimentos 223/2023 e 448/2023.

O deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS) abriu a sessão destacando que os médicos desempenham um papel singular e inestimável na vida de todos os brasileiros. Para ele, esses profissionais são frequentemente nossa primeira linha de defesa da busca por saúde e bem-estar, através das suas habilidades, dedicação e compromisso, eles proporcionam diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e não menos importante conforto e esperança nos momentos de maior fragilidade e incerteza dos cidadãos desse país. “Nesse momento solene quero expressar em nome desta casa e do povo brasileiro nosso mais profundo reconhecimento e gratidão a todos os médicos do Brasil. É para vocês que neste dia levantamos nossas vozes e erguemos nossas mãos em aplauso caloroso”, enfatizou.

O deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO) e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que são médicos e estão em missão oficial, parabenizaram todos os médicos brasileiros. Lembraram e homenagearam os colegas que foram assassinados no Rio de Janeiro, e prestaram condolências às famílias. “A nossa missão oficial é justamente em prol da saúde, envolvendo a medicina na saúde digital e telemedicina. Tem muita novidade que vamos levar para implantar no nosso país”, destacaram.

Dr Luciano Carvalho, da Associação Médica Brasileira (AMB), disse que a associação se sensibiliza com essa homenagem pela oportunidade que se tem de falar, de referenciar e de refletir sobre a medicina e os médicos no Brasil. “A Associação Médica faz uma defesa veemente da avaliação de qualificação dos médicos, tanto no que diz respeito ao revalida como também numa avaliação progressiva dos médicos em atuação. Esse é o nosso papel, é sabermos e garantirmos que o conhecimento seja aplicado convenientemente propriamente para toda população brasileira”, destacou. Parabenizou ainda, a casa pela iniciativa de homenagear todos os médicos do Brasil. “Gostaria de lembrar que nós temos um papel fundamental dentro da sociedade brasileira. Parabéns a todos os médicos”, finalizou.

Dr Jean Carlos Cavalcante, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou que o conselho é a maior instituição regulatória médica do mundo em um país que tem o maior sistema de saúde pública do planeta, o SUS, e com desafios gigantes que sem ajuda desta casa seria muito difícil. “Temos lutado aqui pela abertura indiscriminada de escolas médicas, contra a presença de médicos sem revalida para assistir aos nossos cidadãos mais carentes”, disse. Segundo ele, o CFM não abre mão da qualidade, porque um mau resultado em medicina pode significar a vida de uma pessoa e a vida não tem preço. “O Conselho Federal de Medicina sente-se muito honrado com essa homenagem aos médicos brasileiros e agradece ao parlamento, em especial a Frente Parlamentar da Medicina, por essa oportunidade em dizer a todos os médicos brasileiros, que estamos juntos e que essa luta é perene, por que a medicina muitas vezes está sob ataque e nós defenderemos a medicina e a saúde pública até às últimas consequências”, finalizou.

Segundo José Ivan Albuquerque, presidente da Academia de Medicina do Mato Grosso do Sul, no Brasil existem dois problemas básicos, um a formação e outro a remuneração. “É necessário que se avance mais, que se tenha uma efetiva resolução dessa questão da formação médica e da adequação do SUS a essas novas realidades, não podemos desprezar a possibilidade de ter a tecnologia associada a prevenção, saber quem vai amanhã quem vai ter diabetes, saber amanhã quem vai câncer e assim sucessivamente e conseguir atuar de forma efetiva”, destacou. 

Segundo o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), o dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países, como no Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Essa data foi escolhida por seu dia consagrado a Lucas, o amado médico segundo o apóstolo Paulo. “Parabéns a todos médicos brasileiros, incansáveis guerreiros em defesa da saúde, da saúde pública gratuita de qualidade. Que nossos anos de estudos, madrugadas de insônias, inspirem cada vez mais as autoridades públicas a valorizarem aqueles que não medem esforços para salvar vidas”, disse.

Para o deputado Dr Luizinho (PP-RJ), defender o médico é defender a população brasileira. “Viva o médico, e que a gente possa esta aqui todos os dias fortalecendo a saúde do nosso país, fortalecendo esse sistema e dignificando essa profissão, que graças a Deus me deu a oportunidade, com muita dificuldade, com muito esforço meu e da minha família consegui me formar, então sem sombra de dúvidas daqui desta tribuna nosso compromisso diário é de defender a medicina brasileira”, destacou.

Para o deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), a saúde é uma área multidisciplinar, onde várias equipes com vários profissionais trabalham, mas quem coordena e quem segura o rojão são os médicos. Para ele, quando essa profissão é valorizada, quem ganha é a população, a saúde. “Quero deixar claro aos médicos que aqui tem defensores que lutam pela medicina, as lutas são grandes, mas vocês não estão sozinhos, só que a gente também precisa de vocês. Vocês não podem estar aqui presencial por que vocês estão no pronto socorro lutando, mas vocês têm as redes sociais, vocês tem a força de vocês e podem participar mais do processo político”, enfatizou.

O deputado Eduardo Velloso (UNIÃO-AC), destacou que hoje existem mais de 500 mil médicos no Brasil e o país está doente. “Hoje temos médicos que daria conta do serviço, mas estamos doente porque não temos políticas públicas que fazem com que esses médicos cheguem a toda população, os médicos hoje estão concentrados mais na capital e aí para suprir isso estão levando médicos que colocam em cheque a formação sem passar por uma prova que seja feita aqui no Brasil e querendo levar um profissional sem a garantia dos nossos conselhos a nossa população, o que não é certo”, enfatizou. Para ele, é necessário investir em políticas públicas. Finalizou parabenizando a garra e a dedicação de cada médico brasileiro.

O deputado Dr Luiz Ovando finalizou a sessão pedindo aos médicos que não desanimem, que não esmoreçam diante os desafios e as dificuldades que nos apresentam diariamente.


Envie sua opinião