O Conasems disponibilizou aos gestores os manuais da série “Judicialização da saúde nos municípios: como responder e prevenir”. A série busca contribuir para a formação e informação dos envolvidos com o tema da judicialização da saúde, sobretudo profissionais da saúde, do direito e da gestão envolvidos na resposta às demandas judiciais por tratamentos de saúde. A judicialização da saúde é entendida como o fenômeno das ações judiciais contra o Sistema Único de Saúde (SUS) que pedem o fornecimento de tratamentos médicos com base no direito constitucional à saúde. Os manuais foram criados com objetivo de difundir esse conhecimento para aprimorar os recursos humanos necessários em âmbito municipal. Os manuais da série também serão tema de encontros mensais com transmissão pelo canal do YouTube do Conasems com a participação de profissionais especialistas sobre os temas estruturados. Nos encontros, haverá a possibilidade de debate online com os participantes e acesso posterior ao material veiculado. Confira o cronograma preliminar, que inicia na próxima quarta-feira (4).
Dimas Covas classifica como ‘estranho’ estudo da Saúde para avaliar 3ª dose da Coronavac
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, criticou o estudo do Ministério da Saúde para avaliar a aplicação de uma terceira dose em pessoas vacinadas com o imunizante Coronavac contra a covid-19, informou o jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (30). De acordo com o diretor, o Butantan ficou sabendo do estudo pela imprensa, e afirmou ter achado “estranho” que a pesquisa fosse especificamente sobre a Coronavac. “Isso me leva a ficar pensado que possa ter outra motivação por trás dessa decisão”, disse. “Na apresentação do ministro (Marcelo Queiroga) junto a uma pesquisadora foi dito que a Coronavac seria testada em relação à terceira dose, porque tem uma queda de anticorpo, informações absolutamente erradas. A pesquisadora que estava ali infelizmente se enganou profundamente nas suas declarações”, comentou Dimas, que classificou o estudo como extraoficial. Em críticas à falta de comunicação pela Saúde sobre a pandemia da covid-19, o diretor pediu para que o órgão tenha transparência com o andamento da pesquisa, apresentando planejamento e registros de cada etapa. “Estranhei muito que o Butantan não ter sido pelo menos gentilmente ou educadamente comunicado que estaria sendo planejado um Estudo”, complementou Dimas.
Covid-19: Presidente sanciona lei com prioridades para vacinação
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (29), a lei que inclui gestantes e lactantes como grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. De acordo com a Agência Brasil todas as lactantes são consideradas prioridade, independente de idade da criança ou da existência de comorbidades. Também estão entre as prioridades puérperas, crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidade, e pessoas privadas de liberdade. A lei teve origem no Senado, em um projeto do senador o senador Jean Paul Prates (PT-RN). Durante os debates no Legislativo, Prates elencou como motivos para a apresentação do projeto a diminuição da chance de uma lactante que volta ao trabalho presencial adoecer e contaminar o filho e a redução do índice de mortalidade materna, entre outros. Bolsonaro também aprovou a convocação da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será realizado ainda este ano, de forma virtual, em sistema disponibilizado no sítio eletrônico do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A ideia é possibilitar a participação da sociedade civil, na figura das entidades que atuam na defesa, promoção e garantia dos direitos dos idosos, no debate sobre os desafios e políticas públicas necessárias a essa parcela da sociedade. A Conferência será realizada em duas etapas: regional e nacional. Na região Norte, ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 do mês de agosto; na região Nordeste, nos dias 9, 10 e 11 de agosto; na região Sul, em 18, 19 e 20 de agosto. No Sudeste, a Conferência será realizada entre 23 e 25 de agosto; e no Centro-Oeste, em 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Já a etapa Nacional está marcada para os dias 29 e 30 do mês de setembro e 1º de outubro.
Variante Delta é tão contagiosa quanto catapora, segundo documento interno do CDC
A variante Delta é muito mais contagiosa e com mais probabilidade de vencer as proteções propiciadas pelas vacinas e ser mais grave do que outras cepas do vírus, segundo um informe interno que circulou dentro dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, destacou o jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (30). Rochelle Walensky, diretora da agência, admitiu na terça-feira (27) que pessoas vacinadas infectadas com a variante Delta podem transportar a mesma quantidade de vírus no nariz e garganta que as não vacinadas e disseminá-lo rapidamente, embora com menos frequência. Mas, no documento, a agência expõe uma perspectiva mais ampla e ameaçadora dessa variante. A cepa Delta é mais transmissível do que o vírus causador da Mers, Sars, Ebola, ou um resfriado comum, gripe sazonal e a varíola, e é tão contagiosa quanto a catapora, segundo documento cuja cópia foi obtida pelo The New York Times. A medida mais imediata a ser tomada pela agência é “reconhecer que a guerra mudou”, diz o documento. Seu conteúdo foi relatado pela primeira vez pelo Washington Post na noite de quinta-feira. O tom do informe reflete o alarme dos cientistas do CDC sobre a propagação da Delta no país, afirmou uma autoridade federal. A agência deve publicar dados adicionais a respeito na sexta-feira. “O CDC está bastante preocupado com dados que vem recebendo que mostram que a Delta é uma grave ameaça e exige uma ação agora”, afirmou a autoridade. Foram registrados 71 mil novos casos por dia em média nos Estados Unidos desde quinta-feira. E os novos dados sugerem que pessoas vacinadas estão propagando o vírus, contribuindo para o aumento dos casos, embora provavelmente bem menos do que aquelas não vacinadas. Walensky disse que a transmissão do vírus por pessoas vacinadas é um evento raro, mas outros cientistas sugerem que pode ser mais comum do que se pensava antes. As novas diretrizes da agência, requerendo que pessoas vacinadas usem máscaras, foram baseadas nas informações que constam do documento. O CDC recomenda aos vacinados o uso de máscaras em ambientes internos em locais públicos em comunidades com alta transmissão do vírus.
SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Senado – Projeto suspende reajuste dos planos de saúde durante a
pandemia
Agência Senado – Lei suspende até dezembro cumprimento de meta por
prestador de serviço ao SUS
Agência Senado – CPI retorna com depoimento do reverendo Amilton e espera
dono da Precisa
Agência Câmara – Projeto cria cadastro nacional de pessoas com doenças
demenciais
Agência Câmara – Projeto fixa penas para crimes de comercialização de
atestado médico relacionado à Covid-19
Agência Câmara – Projeto inclui podólogos em equipes multiprofissionais de
saúde que tratam diabetes
Agência Câmara – Sancionada suspensão das metas de entidades com o SUS até
o fim deste ano
Agência Câmara – Projeto cria marco legal para ações governamentais
durante emergências de saúde pública
Agência Câmara – Projeto torna obrigatória a notificação de casos de
choque anafilático ao Ministério da Saúde
Agência Saúde – AVISO DE COLETIVA | MINISTÉRIO DA SAÚDE
Agência Saúde – AVISO DE PAUTA | MINISTÉRIO DA SAÚDE
Agência Saúde – Ministério da Saúde vai cancelar contrato de compra da
Covaxin
Agência Saúde – Mais 1,8 milhão de doses da Pfizer chegam ao Brasil nesta
quinta (29)
Agência Saúde – Ministério da Saúde lança campanha para incentivar o
aleitamento materno no Brasil
Agência Saúde – Ministros da CGU e da Saúde apresentam resultado de
auditoria no processo de contratação e importação da Covaxin
Conasems – Solenidade de posse da nova diretoria do CONASEMS –
Biênio 2021/2023
Conasems – Plano de ação e balanço de gestão foram apresentados
durante a Reunião da Diretoria do Conasems
Conasems – Manuais: Judicialização da saúde nos municípios: como
responder e prevenir
Agência Brasil – CNI: 90% não fazem questão de escolher marca de
vacina
Agência Brasil – Covid-19: Presidente sanciona lei com prioridades para
vacinação
Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem 42,2 mil casos e 1,3 mil mortes em
24 horas
Agência Brasil – Mais nove casos da variante Delta são detectados em São
Paulo
Folha de S.Paulo – Entidade de combate ao câncer envia carta a Bolsonaro
contra veto a projeto de quimioterapia oral
Folha de S.Paulo – Sintomas da Covid podem se confundir com os de gripe e
resfriado; entenda
Folha de S.Paulo – Instituto de Psiquiatria da USP oferece tratamento de
fotoneuromodulação para sintomas negativos da esquizofrenia
Folha de S.Paulo – Livro busca nos genes o espectro de uma boa velhice
Folha de S.Paulo – Paulistano elenca serviços públicos e privados em sete
categorias de saúde
Folha de S.Paulo – ‘Precisamos olhar a ciência e a medicina de forma mais
humana’, diz imunologista
Folha de S.Paulo – Com 1,6% vacinado contra a Covid, África luta para obter
doses Folha de S.Paulo – Tecnologia de mRNA pode revolucionar a medicina
O Estado de S.Paulo – A reforma tributária na República da procrastinação
O Estado de S.Paulo – e-saúdeSP informa paulistanos sobre a vacinação
O Estado de S.Paulo – Olimpíada do câncer: da maratona de exames à ginástica da
autoestima
O Estado de S.Paulo – Leitor reclama de erro e mau atendimento para realizar
exames em laboratório
O Estado de S.Paulo – Empresas de biotecnologia disparam na bolsa após covid e
vacina
O Estado de S.Paulo – Fleury reverte prejuízo e lucra R$65,5 milhões no 2º
trimestre
O Globo – Caso Covaxin: Ministério da Saúde confirma cancelamento
do contrato com a Precisa Medicamentos
O Globo – F leury cria pacotes de cirurgias de baixa complexidade,
como de varizes e catarata, para quem não tem plano de saúde
G1 – Presidente de Israel recebe 3ª dose da vacina da Pfizer
contra Covid
G1 – EUA exigirão que funcionários públicos estejam vacinados
contra a Covid ou se submetam a testes semanais
G1 – Comer chocolate pode causar enxaqueca? Veja em 7 pontos o
que dizem os especialistas
Correio Braziliense – Quase 70% da população acha que a vacinação aumentou
muito entre junho e julho
Correio Braziliense – Proteína de células imunológicas fazem cobaias
emagrecerem, sem diminuir alimentação
Correio Braziliense – Covid-19 pode acelerar o Mal de Alzheimer, revela novo
estudo
Valor Econômico – C ovid, gripe ou resfriado? Veja a diferença entre doenças
respiratórias
Valor Econômico – Pandemia acelera mudanças estruturais em todo o
ecossistema de saúde
Valor Econômico – Pedido de apuração sobre Covaxin foi ‘informal’, afirma
Pazuello à PF
Valor Econômico – Depoimento de Pazuello confirma crime de Bolsonaro em
suspeitas da Covaxin, diz Randolfe