Brasília, urgente

Em encontro com ONGs, Ministério da Saúde discute a eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil

A proposta de eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil e a reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) foram temas de uma apresentação feita pelo Ministério da Saúde no 21º Encontro Nacional de ONGs/Aids (Enong), nesta quarta-feira (27), em Fortaleza.

Organizado pelo Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids, o evento volta a ser presencial após dois anos inativo devido à pandemia da Covid-19. A proposta do Governo Federal, de transformar os CTAs em Centros de Diagnóstico Ampliado de Doenças Infecciosas, foi apresentada pelo diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Gerson Pereira. “Nosso objetivo é possibilitar ampliação de testagem e oferta de vacinas.

Ampliando, por exemplo, testagem de hanseníase e tuberculose a todos os que buscarem testagem para o HIV”, afirmou o diretor, se referindo ao projeto de ampliação dos CTAs. O evento conta com a participação de representantes de 80 entidades e movimentos sociais ligados ao HIV-aids. Ao final do evento, será elaborado documento que reunirá as demandas dos movimentos sociais participantes.

Também participaram da solenidade de abertura Vando Oliveira, coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+) Ceará; Moysés Toniolo, da RNP+ Bahia; e Veriano Terto, vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids do Rio de Janeiro (ABIA/RJ).


Envie sua opinião