Brasília, urgente

Estudo mostra que todas regiões do país apresentam queda na cobertura vacinal contra febre amarela

Todas as regiões do Brasil tiveram redução no número de aplicações de doses de vacinas contra a febre amarela desde o início da pandemia de Covid-19, segundo pesquisa da UFMG, informou o portal G1. De acordo com o levantamento do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Universidade, região Sul houve uma redução 63%, enquanto no Norte e Sudeste foi de 34%. Já no Centro-Oeste a redução ficou em 21%.

A pesquisa foi feita baseada em dados do Programa Nacional de Imunizações. A professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Tércia Moreira Ribeiro, fala que essa redução pode favorecer o ressurgimento de casos de febre amarela urbana no país.

A professora também comenta que a redução na vacinação contra a febre amarela pode estar associada ao medo de infecção pela Covid-19, no período mais crítico da pandemia. Segundo estimativas, no período de 2000 a 2021, a doença apresentou taxa de letalidade de 47,8%, considerada elevada por se tratar de uma doença infecciosa potencialmente imunoprevenível.


Envie sua opinião