Brasília, urgente

Ministro da Saúde confirma que comprará CoronaVac para crianças via Covax Facility

O Ministério da Saúde comprará CoronaVac para crianças a partir de 3 anos do Covax Facility, não do Instituto Butantan, informou o jornal o Globo. Segundo a publicação, não há previsão, contudo, de quando o Brasil receberá as vacinas contra a Covid-19. As informações foram confirmadas pelo ministro Marcelo Queiroga em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira (25).

Quando questionado se os imunizantes viriam do Covax Facility, consórcio global de vacinas promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou do Butantan, que produz as doses no país, Queiroga respondeu: — A opção é adquirir do mecanismo Covax Facility, até porque as doses são doses prontas e teria mais rapidez em disponibilizar vacinas para aqueles que, de forma não forçada, quiserem receber vacinas nas unidades básicas de saúde — disse Queiroga.

A pasta liberou a vacinação com CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos em 15 de julho, data em que o Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI) deu parecer favorável à imunização. Com a decisão, estados e municípios podiam usar as doses que tinham em estoque. Alguns locais, porém relataram escassez de imunizantes. Diante da limitação de doses, a pasta publicou nota técnica em que orienta que iniciem a aplicação na faixa etária de 3 a 4 anos. O aval do ministério segue a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o grupo a partir de 3 anos.


Envie sua opinião