Mais de dois meses após o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, o Brasil segue distante da meta. Até o momento, apenas 65,6% das crianças de 1 a 5 anos foram imunizadas, índice bem aquém da meta de 95%. Em um evento pelo Dia Nacional da Vacinação, o Ministério da Saúde informou ainda que apenas 44,8% das crianças menores de 1 ano foram vacinadas, destacou matéria do jornal O Globo. A meta da pasta era vacinar 11,5 milhões de crianças de 1 a 5 anos, o que representa 95% desse grupo.
Quando a campanha foi encerrada, no dia 30 de setembro, apenas cerca de 54% do público-alvo havia recebido a proteção. Apesar do fim da mobilização, as doses continuam disponíveis no Sistema Único de Saúde( SUS). Há três dias, a Paraíba foi o primeiro estado do país a atingir a meta de vacinação, com 95,1% do público-alvo imunizado. O Amapá, segundo o Ministério da Saúde, se aproxima da meta com 90,8% das crianças dessa faixa etária vacinadas. O ministro destacou que a falta de memória da geração atual de pais a respeito da gravidade da doença é um dos fatores que dificulta a vacinação.
Queiroga afirmou ainda que há subnotificação. O ministro refutou as críticas a respeito da falta e campanhas de publicidade feitas pelo governo sobre o tema. Segundo ele, a pasta gastou cerca de R$ 400 milhões em ações publicitárias. Queiroga defendeu que seja feita busca ativa. A campanha de vacinação contra poliomielite teve início em 8 de agosto. A previsão inicial era que a a vacinação fosse até o dia 9 de setembro, mas o Ministério da Saúde resolveu estender o prazo até o dia 30 de setembro devido à baixa procura pela imunização.